Reproduzo esta entrevista, a única que existe – e que gravei em 16/07/2017, por ocasião da visita pastoral de dom Fernando Rifan à Natividade – com monsenhor Moacir Pessanha. Comedido e equilibrado que era, não obstante me conhecer desde bebê, foi logo dizendo: olha lá o que você vai fazer comigo! O que o senhor quer? No que de pronto respondi: pode ficar tranquilo! Nesta entrevista, ela fala das dificuldades pelas quais passou por conta da divisão da Igreja Católica nos anos 80, das obras realizadas em Natividade, mantendo firmes suas posições enquanto sacerdote.
Irei reproduzir esta conversa na íntegra, sem edição, cortes ou maquiagem. Ficam aqui minhas doces lembranças dos tempos ainda da Capela de Santa Rita de Cássia, em Ourânia, onde todos os domingos assistia às suas missas. Época que cheguei a pensar em entrar no seminário. Entretanto, como se percebe, não frutificou a ideia inicial, Deus me mostrou outros caminhos a trilhar!
E aqui estou hoje, nesta Sexta-Feira Santa, a prestar humilde homenagem a este verdadeiro “Construtor da Fé” – título de um livro biográfico do monsenhor, projeto que idealizei, mas infelizmente não tive tempo de colocar em prática – deixo minhas orações. Vá com Deus!
Por Vanderson Garcia – Jornalista