Vinte e oito empresários do Noroeste Fluminense participaram da caravana para a maior Feira de Panificação e Confeitaria da América Latina, a Fipan, no fim de julho, em São Paulo. O grupo passou dois dias conhecendo as últimas tendências mundiais do setor, tanto em maquinário como em receitas e organização. “Com a parceria da Firjan Noroeste Fluminense e do Sindicato das Indústrias de Alimentação do Noroeste do Estado do Rio de Janeiro (Sianerj), os empresários puderam se atualizar com o que há de mais moderno e fazer networking”, ressalta José Magno Vargas Hoffmann, presidente da Regional.
Renata Reder, sócia da padaria Farol de Pádua, empresa de mais de 50 anos, foi pela primeira vez à Fipan. “A panificação está cada vez mais moderna. Vimos máquinas de última geração que aumentam a produtividade, como a de fazer salgadinho e biscoito, forno de lastro e câmara de congelamento rápido. Fiz contato com fornecedores e vou analisar as propostas”. Renata ressalta que é preciso avaliar a real necessidade da sua padaria e que talvez opte por modernizar os equipamentos básicos, como modeladora e masseira.
Ela e a comitiva participaram também da visita à Cepam, considerada a melhor padaria da América Latina. Lá, o grupo pôde observar todos os procedimentos de boas práticas de fabricação e um laboratório de análise dos alimentos para controle de qualidade. “Tudo automatizado. Os ingredientes entram de um lado de uma esteira e após alguns minutos o produto sai pronto”, elogia Renata.
A Fipan atraiu mais de 54 mil visitantes e 350 expositores do Brasil e do exterior. Após dois anos sem a feira presencial, em 2022 ela ocupou dois pavilhões do Expo Center Norte. João Dimas, presidente do Sianerj, destaca que os panificadores comprovaram a importância de serem associados ao Sindicato, já que a caravana foi exclusiva para o grupo. Ele lembrou ainda que a instituição oferece cursos de qualificação de mão de obra na Firjan SENAI, apenas para associados.
“Na visita técnica à Cepam, aprenderam até receita de pão de cenoura com queijo. Só os associados puderam ver na prática, nessa padaria, todas as inovações. Juntos vamos mais longe”, afirma Dimas.