Podcast: Bióloga fala sobre as áreas de preservação permanentes – OUÇA

Todas as sextas-feiras a professora e bióloga Maria Inês Maria Inês Tederiche Micichelli, participa do programa “Show da Manhã”, comandado pelo jornalista Vanderson Garcia pela Rádio Natividade. No quadro, ela fala sobre temas relacionados ao meio ambiente de nossa região.

Ouça:

19/08 – Bióloga fala sobre as áreas de preservação permanentes

12/08 – Bióloga fala sobre a faixa marginal rural

05/08 – Você sabe o que é faixa marginal de proteção?

16/07 – Exploração de minerais no solo de Natividade. Município precisar ter algum tipo der compensação!

08/07 – Você já ouviu falar de “rios voadores”?

01/01 – O que é um lençol freático e como ele se forma?  

24/06 – Tenho uma propriedade rural. Será que posso cortar árvores para usar a madeira no próprio imóvel? 

17/06 – Bióloga revela o nome da planta planta encontrada no passado em abundância em nossa região e que era comercializada a preço de ouro

03/06 – Uma planta encontrada no passado em abundância em nossa região e que era comercializada a preço de ouro – PARTE 02

27/05 – Uma planta encontrada no passado em abundância em nossa região e que era comercializada a preço de ouro – PARTE 01

20/05 – Preguiça de coleira (mamífero) e Urutau (ave) são espécies que habitam as matas de Natividade e precisam ser preservadas.

13/05 – O trabalho de preservação do sagui-da-serra-escuro, ou sagui-caveirinha, que apesar de estar em extinção, ainda habita as matas de Natividade é tema da conversa de hoje.

06/05 – Supostos ataques de onça, relatados nas últimas semana na região é tema da análise da especialista. Há relatos de casos em Itaperuna e Bom Jesus do Itabapoana.

29/04 – O período de estiagem, favorece a proliferação de queimadas. A prática, que é considerada crime ambiental, também gera problemas de saúde na população.

22/04 – Morador do distrito de Bom Jesus do Querendo, o professor João Paulo Gonçalves, fez sugestão de pauta e pediu que a bióloga Maria Inês, falasse sobre a questão do saneamento. De quem é a responsabilidade pela coleta/tratamento de esgoto?

15/04 – Há muitos anos, moradores se debruçam sobre este questionamento:  É verdade que o Morro da Caixa D’ água em Natividade corre risco de desmoronar?

08/04 – Natividade possuiu grande quantidade de nascentes. Contudo, se faz necessário ter cuidado ao consumir esta água, já que aproximadamente 70% delas estão com algum tipo de contaminação.

25/03 – Em média, cada pessoa produz diariamente em média 150 litros de esgoto que são lançados sem tratamentos nos corpos hídricos. Só em Natividade são impressionantes quase 2,3 milhões de litros por dia jogados no Rio Carangola sem nenhum tratamento.

18/03 – Natividade anuncia a desativação do lixão. A medida é positiva, mas não significa o fim dos problemas, já que a área também precisa ser recuperada.

11/03 – A água é um bem finito. Mas será que um dia ela pode acabar?

04/03 – Lixo: de quem é a responsabilidade? Lixões já deveriam estar desativados!

25/02 – Produtor rural pode cortar madeira em sua propriedade?