Desde as primeiras horas desta segunda-feira (01), a Rio+Saneamento, concessionária do Grupo Águas do Brasil — uma das maiores empresas do setor no país — está operando no município de Natividade, que deixou de ser abastecido pela Companhia Estadual de Águas e Esgotos (CEDAE).
De acordo com a companhia que assumiu os serviços de 18 cidades, além de 22 bairros da Zona Oeste da Capital que faziam parte do bloco 03, o início das operações se deu cerca de três meses antes do previsto. Ao longo do contrato de concessão, serão feitos investimentos de R$ 4,7 bilhões, a maior parte na primeira década, uma vez que o objetivo é universalizar o serviço em até 11 anos, de acordo com o Marco Legal do Saneamento. Serão construídas 33 estações de tratamento de esgoto e 12 estações de tratamento de água, além da implementação de mais de 1.500 quilômetros de tubulação de esgoto, gerando cerca de cinco mil empregos diretos e indiretos
Primeiras intervenções
Para Natividade estão previstas obras de instalação de bombas submersíveis com Flutuantes, melhorando a captação da ETA do município, contemplando todo o Município.
O que muda e o que não muda para o consumidor
Já nos demais municípios atendidos pela Rio+, quem atualmente tem a conta da Cedae, como é o caso de Natividade, em débito automático precisa ficar atento. Não haverá transferência automática para a nova concessionária. Ao receber a primeira conta da nova concessionária, o cliente poderá cadastrar junto ao seu banco em débito automático ou solicitar esse cadastro pelos canais de relacionamento da nova concessionária. Lembre-se que essa primeira conta deve ser paga pelo código de barras, uma vez que o cadastramento será válido a partir da segunda conta.
Atendimento
Com a chegada da Rio+Saneamento, os moradores contarão com diferentes canais de comunicação com a concessionária. Um deles é pelo telefone, no 0800 772 1027 (interior). Em Natividade, a loja fica na Avenida Mauro Alves Ribeiro Júnior, 565, loja 02, em frente ao Supermercado Fluminense.
O aplicativo Cliente Rio+Saneamento conta com um chat interativo, e os clientes também podem acessar o site riomaissaneamento.com.br, onde encontrarão informações sobre serviços e endereços das lojas de atendimento, e agenciavirtual.riomaissaneamento.com.br. Nas redes sociais, a Rio+Saneamento possui perfis ativos no Instagram e no Facebook para estreitar a comunicação com o consumidor e, assim, oferecer o melhor atendimento.
Ao todo, além capital, 17 municípios fluminenses passam a ser atendidos pela concessionária: Bom Jardim, Carapebus, Carmo, Itaguaí, Macuco, Natividade, Paracambi, Pinheiral, Piraí, Rio Claro, Rio das Ostras, São Fidélis, São José de Ubá, Seropédica, Sumidouro, Trajano de Moraes e Vassouras.
Da redação da Rádio Natividade