A terceira edição do programa Fazenda Legal foi lançado nesta sexta-feira (17), em Natividade, e segue até este sábado (18), como parte integrante da Exposição e Feira Agropecuária da cidade, que celebra 75 anos de emancipação. O projeto itinerante do governo do estado em parceria com a Secretaria de Agricultura levará aos municípios contemplados a agricultura do futuro. O produtor terá a sua disposição todo suporte necessário com profissionais para desenvolver suas atividades, ampliando seu conhecimento na área tecnológica e empreendedorismo.
Presentes ao evento, o secretário de estado de Agricultura Alex Grillo, o vice-presidente da ALERJ, deputado Jair Bittencourt, além do prefeito Severiano Rezende, o vice- Thiago do Agudo, falaram à Rádio Natividade.
OUÇA:
Severiano Rezende
Thiago do Agudo:
O Programa Fazenda Legal é uma realização da Pesagro-Rio através da Secretaria de Estado de Agricultura e suas vinculadas – Emater-Rio, Fiperj e Ceasa com a parceria da Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Estado do Rio de Janeiro (FAERJ), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Rio de Janeiro (SENAR Rio).
O projeto conta com a participação de Instituições de Pesquisa, Extensão, Desenvolvimento e Crédito Agrícola em 8 módulos informativos de assistência técnica em diversas áreas, além de palestras e debates.
Com serviços de cidadania e extensão rural às famílias do campo, os técnicos da Emater-Rio promoverão a emissão da Carteira do Produtor, orientações para o benefício de isenção do ICMS na conta de energia e facilitação do acesso às linhas de crédito agrícola.
O Programa foi criado em 2005 com a finalidade de propagar, gratuitamente, informações e conhecimentos da área rural. Já foram atendidos nestes anos mais de 15 mil produtores do Estado.