Representantes da Secretaria de Turismo de Varre-Sai, reuniram-se esta semana, com os músicos e bandas do município para apresentar a Estrutura do Movimento de Valorização dos Músicos de Varre-Sai. O encontro aconteceu no Centro Cultural Sebastião Oliveira Vargas e teve como objetivo explanar o Plano de Valorização dos músicos locais.
A valorização dos músicos do município é uma das finalidades do Projeto “Arte na Praça” que em breve será implantado pela pasta, em parceria com as Secretarias Municipais de Educação e Assistência Social, Trabalho e Habitação e Departamento de Cultura.
“A reunião com as bandas e músicos é para chamá-los para o projeto e fazer o cadastramento, junto à Secretaria de Turismo para que todos possam participar. Quero deixar claro que podem participar do Projeto bandas, duplas e solos de todos os gêneros musicais”, frisou o secretário Adriano de Oliveira Silva.
A Lira Santa Cecília fará a abertura a cada sábado do Projeto que ainda incluirá a apresentação de diversas manifestações culturais e o encerramento será realizado por uma banda local.
“A proposta é resgatar a música, a arte e o teatro em Varre-Sai. E abrir espaço para o artesanato, culinária local, bem como vinhos e licores. O Projeto seguirá um calendário de apresentações que acontecerão em um sábado de cada mês, próximo à Praça Antônio Camilo, no centro da cidade”, concluiu o secretário de Turismo.
Os músicos destacaram a oportunidade que o projeto vai gerar para a classe em Varre-Sai.
“A iniciativa é muito bacana! Estava precisando de um projeto desses não só para a música, mas toda a cultura do município em geral, pois vai incentivar a criação de novas bandas no município. Estamos torcendo para dar certo”, disse André de Mattos Coimbra Sobreira, da Banda Suate.
Elson Braga, da Banda Moby Jam, ressaltou o pioneirismo da ideia no município.
“O projeto está no início, mas a ideia é pioneira no município. Os músicos estão abandonados e esse apoio da Prefeitura é fundamental para a sobrevivência da música no município. A ideia é sensacional!”, afirmou o músico.
Da redação com informações de Silaine Terra/Decom