Na próxima terça-feira, 26/07, será apresentada, na sede da Representação Regional do Sistema FIRJAN, em Itaperuna, a Agenda Regional do Noroeste Fluminense do Mapa do Desenvolvimento, que tem como objetivo apresentar a visão da indústria sobre os principais problemas da região e traçar uma estratégia para as ações do Sistema FIRJAN, dentro de um horizonte de 10 anos.
O Mapa do Desenvolvimento 2016-2025 foi construído por mais de mil empresários e envolveu os 92 municípios do estado do Rio. As propostas foram extraídas de debates em todos os nossos conselhos temáticos e regionais do Sistema FIRJAN e de respostas à pesquisa online com uma base ampliada da indústria.
Nesta edição, foram desenvolvidas 10 Agendas Regionais que abordam questões específicas de cada Regional do Sistema FIRJAN e refletem a visão dos empresários. Os documentos que servirão como instrumento de gestão pública e de debate para as próximas eleições municipais. Em Itaperuna, os temas foram discutidos em uma reunião, que aconteceu no dia 24/02. Nelas, os industriais montaram um conjunto de medidas para a melhoria do ambiente de negócios nas regiões.
O Mapa do Desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro surgiu em 2006. Das 119 ações previstas no primeiro Mapa, 74% foram concluídas ou registraram avanço. Entre as maiores conquistas propostas, destacam-se a inauguração do Arco Metropolitano, em 2014; a concessão de rodovias como a BR-101 Norte; a eliminação de gargalos no processamento de cargas internacionais em portos e aeroportos; a criação do Instituto Estadual do Ambiente (Inea); a reestruturação do sistema de licenciamento ambiental; e o fortalecimento da indústria criativa.
A versão estadual do documento foi entregue no último dia 30/5, no Rio de Janeiro, agora será a vez dos pontos específicos da região Noroeste Fluminense. O evento acontece às 14h30, na sede da Representação Regional da FIRJAN.