Graças à denúncia repassada pelo Disque Noroeste (3822-1177), policiais militares do serviço reservado do 29 BPM e do DPO de Varre-Sai, “estouraram”, na tarde deste domingo (10), uma rinha de galos que funcionava clandestinamente no interior do sítio Mundo Novo, na zona rural do município.
Na propriedade pertencente ao aposentado J.H.F., de 74 anos, os agentes encontraram 11 galos da raça índio brasileiro, que eram submetidos à lutas sob aposta, além de serras e protetores para esporas, relógio usado para marcar o tempo dos confrontos, demais acessórios, inclusive, o livro-caixa onde eram registrados todos os movimentos financeiros.
Além do responsável pelo imóvel, localizado às margens da estrada vicinal que liga aquele município ao distrito de Arraial Novo, Bom Jesus do Itabapoana, outras 15 pessoas, entre expectadores e apostadores, foram conduzidos à 140ª Delegacia, onde prestaram depoimento. Parte deles, responderá em liberdade por crime ambiental e maus-tratos. Os animais permaneceram junto aos donos, que passam a ser seus depositários fieis.
Da redação da Rádio Natividade