Grande operação deflagrada nesta quarta-feira (15), em duas residências de Itaperuna, culminou com o resgate de 80 aves, mantidas ilegalmente em cativeiro. De acordo com militares da 3ª UPAM/Parque Desengano (subtenente Rodrigues, sargento Magalhães e cabo Brum), a ação só foi possível, graças à ajuda da população que denunciou a irregularidade.
Os agentes se deslocaram até a Rua Carolina Campos, no bairro Niterói, onde com a autorização do vigia A.S.M., de 54 anos, realizaram busca no imóvel, encontrando em seu interior, 30 aves, entre as quais, nove trinca- ferros, oito sanhaços, dois galos da serra, quatro canários da terra, e nove coleiros.
Minutos depois na mesma rua, no terraço da residência do aposentado S.P.O., de 62 anos, os policiais aprenderam mais 50 animais – 34 canários da terra, sete azulões e nove coleiros – aprisionados em gaiolas. Nenhum dos envolvidos possuía qualquer documentação autorizativa dos órgãos competentes para manter a criação.
Por esta razão, ambos foram conduzidos até a 143ª Delegacia e autuados por crime ambiental pelo delegado Henrique Vitor Lobato, que determinou que os pássaros fossem submetidos à perícia e após avaliação de biólogos, posterior devolução ao habitat natural, no próprio parque Estadual do Desengano, em Santa Maria Madalena. Os envolvidos responderão em liberdade.
Da redação da Rádio Natividade