Dezenas de milhares de pessoas de diversas cidades da região Noroeste Fluminense – 40 mil de acordo com a Guarda Municipal – acompanharam na tarde desta segunda-feira (16), a passagem do fogo olímpico por Itaperuna, a primeira cidade do Rio de Janeiro a receber a caravana, que percorrerá mais de 300 municípios do país, de norte a sul. Com pequeno atraso, o comboio chegou à Avenida Cardoso Moreira, que teve seus cerca 1.200 metros percorridos em cerca de 20 minutos. A primeira tocha – de um total de quatro – foi acessa pelas alunas Evellyn e Eduarda, do Colégio Estadual Luiz Ferraz e Daniel, do Instituto Federal Fluminense (IFF), selecionados pelo Ministério da Educação (MEC), por terem vencido um concurso de redação sobre o tema. O trio falou à reportagem da Rádio Natividade.
– Nossa foi uma emoção sem tamanho. Sou apaixonado por esporte e quando recebi a notícia que havia sido selecionado, quase não acreditei. Estou muito ansioso por este momento, – destacou Daniel, estudante do curso técnico de química do IFF.
O cortejo foi aberto pelo medalha de ouro Gionani, da equipe do vôlei, que do alto de um caminhão, saudava os presentes. A corrida começou com a primeira condutora, Jessika Kamp, portadora de necessidades especiais, que emocionou a todos, sendo seguida por Rogério Ferreira, Waldney Ruivo de Paula e Dayvid Carlos Tozato Piovezan.
A celebração terminou na Concha Acústica, com discurso do prefeito Alfredo Marques, o Alfredão, que prestou homenagens a algumas personalidades locais. Uma mulher que estava na plateia, sentiu-se mal, sendo socorrida pom bombeiros até a UPA. De Itaperuna, o revezamento seguiu para Bom Jesus do Itabapoana e fechará a noite na cidade capixaba de Cachoeiro de Itapemirim. Veja as imagens feitas pela equipe da Rádio Natividade, que transmitiu ao vivo.