Os casos registrados de suspeita de Chikungunya, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, no estado do Rio de Janeiro, chegou a 469, mostrou o RJTV da Rede Globo sábado (09/04). Entre eles, 123 foram confirmados. Somente na cidade do Rio, são 80 casos confirmados.
Oito municípios estão com o surto da doença: São João de Meriti, Nova Iguaçu, Nilópolis, Mesquita e Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, Porciúncula e Italva, no noroeste do estado, além da cidade do Rio de Janeiro.
Esse vírus pode causar dores crônicas nas articulações e em alguns casos esse sintoma dura até dois anos. A Secretaria Estadual de Saúde diz que agora vai fazer um treinamento com os médicos das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). “Uma parcela menor dessas pessoas podem não responder o tratamento. Esse mês a gente vai realizar treinamento na rede para uso de medicamentos para casos crônicos para tentar minimizar o problema e orientar sobre os medicamentos que podem para a gripe e os sintomas”, disse o subsecretário Alexandre Chieppe.
Fonte: G1