Isolamento de nascente na propriedade de Walter Ferreira, em Varre-Sai. Segundo ele, água é de boa qualidade e abastece a família

Produtores rurais de Varre-Sai recebem para conservar nascentes

No Dia Mundial da Água, que foi comemorado nesta terça-feira (22/3), os projetos de conservação dos recursos hídricos, preservação ambiental e boas práticas agrícolas do programa Rio Rural, da Secretaria de Agricultura, contribuem para o aumento da disponibilidade de água para a população fluminense. Atualmente, 3.120 nascentes de água já foram protegidas em todo o estado, o que representa a mobilização de 1,5 mil famílias da zona rural em atividades de proteção hídrica.

Com o apoio e adesão dos agricultores familiares, as ações do programa provam que, com o manejo sustentável dos recursos hídricos, é possível não apenas aumentar a quantidade de água disponível, mas também a oferta de alimentos. Os projetos realizados nas microbacias hidrográficas do estado, que integram geração de renda com ações conservacionistas, contribuem para a redução da pobreza, o crescimento econômico e a sustentabilidade ambiental.

As ações de preservação foram impulsionadas pela campanha Água Limpa para o Rio Olímpico, lançada em 2010 com a meta de proteger 2.016 nascentes.

Incentivos para a preservação em Varre-Sai

Desde 2007, o Rio destina 5% da arrecadação estadual de impostos para a preservação ambiental, como incentivo aos municípios que realizam ações de conservação de áreas de floresta e de mananciais, além de medidas para tratamento de resíduos.

Outra forma de estimular a conservação e revitalização dos recursos hídricos no estado é o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) aos produtores rurais, instituído com sucesso no município de Varre-Sai, no Noroeste Fluminense, através de lei municipal.

A partir da experiência bem-sucedida, o Rio Rural vem promovendo ações para viabilizar as políticas e projetos de PSA em vários municípios do estado. Esse tipo de compensação ajuda no trabalho de extensão rural, por ser uma ação justa, na qual agricultores são compensados por destinarem parte de suas terras à preservação de recursos hídricos.

Da redação da Rádio Natividade

vvv