A Prefeitura Municipal de Varre-Sai realizou nesta semana mais um mutirão da limpeza e orientação à comunidade sobre as formas de prevenção à dengue. Desta vez, o bairro a receber a ação foi o Nossa Senhora Aparecida.
A comunidade é a que possui maior número de casos da doença no município. Secretários e servidores municipais estiveram no local recolhendo entulhos, limpando terrenos baldios e quintais de residências, quando permitido.
A moradora Maria da Aparecida da Silva Oliveira sabe a importância da ação. Ela está com dengue e o filho e marido também já foram contaminados pelo Aedes aegypti. E chegou a solicitar tampas para caixa d’água.
“Tenho o cuidado de limpar sempre meu quintal. É importante realizar esse mutirão, isso que precisa ser feito, senão daqui há pouco a coisa vai ficar ainda pior”, disse
A moradora Maria de Lourdes Ferreira de Paula também ficou satisfeita com a realização do mutirão.
De acordo com a secretária municipal de Saúde de Varre-Sai, Silvana Viana Ferreira, a Secretaria está providenciando novas tampas para caixa d’água e o trabalho de conscientização precisa ser intensificado.
” A orientação tem que ser dia a dia. A população tem que se conscientizar da necessidade de evitar criadouros do mosquito. Estamos fazendo nossa parte. E todos precisam tirar um minuto do seu dia para ajudar, só o serviço público não dá conta”, frisou a secretária.
O secretário municipal de Obras, Jorge Reis da Silva, que também esteve acompanhando o mutirão explicou que nem sempre a Prefeitura tem acesso a alguns quintais.
“Estamos realizando nas ruas a orientação e alertando a todos para o perigo que é a dengue. Mas esse acúmulo de sujeira nos quintais das residências, temos pouco acesso. Cada um tem que colaborar e limpar seus quintais”, concluiu o secretário.
Da redação com informações de Silaine Terra/Decom – PMVS