O governador Luiz Fernando Pezão inaugurou, nesta semana, além da unidade do Corpo de Bombeiros, a Clínica da Família de Bom Jesus do Itabapoana, no Noroeste Fluminense. Construída e equipada pelo Estado, a unidade será administrada pelo município e terá capacidade para atender até 12 mil pacientes por mês.
Criadas para promover a prevenção, promoção da saúde, diagnóstico precoce e o tratamento de doenças, as Clínicas da Família têm o objetivo de fortalecer o atendimento da atenção básica nas regiões, qualificando o atendimento à população nos municípios.
– A atenção básica à saúde é o melhor investimento, porque esvazia os hospitais. A unidade evita que a população chegue ao CTI, à UTI e às emergências – disse o governador.
Com investimento de R$ 1,3 milhão para obras e outros R$ 150 mil em equipamentos, a unidade de Bom Jesus do Itabapoana conta com até quatro equipes da Estratégia de Saúde da Família, compostas por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, odontólogo, auxiliar de saúde bucal, além de agentes comunitários de saúde.
– O nosso objetivo é construir Clínicas da Família em todo o Estado do Rio de Janeiro, para diminuir o número de pessoas que procuram as emergências dos grandes hospitais – afirmou o secretário de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Jr.
Clínicas pelo estado
Além de Bom Jesus do Itabapoana, foram inauguradas clínicas em Barra Mansa, Niterói, Bom Jardim, Três Rios, Quatis, Búzios, Paty do Alferes, Rio das Ostras, Rio Bonito, Sapucaia, Queimados, Aperibé, São Fidélis, Cardoso Moreira, Conceição de Macabu, Itaguaí, Seropédica e São Francisco de Itabapoana. Estão em construção as unidades de Rio Claro, Mangaratiba e Resende. Depois de prontas, todas as clínicas são geridas pelas prefeituras.