A Secretaria de Saúde de Bom Jesus do Itabapoana divulgou o número de notificações de dengue na primeira semana do ano. Foram 327 suspeitas, o que representa um aumento de cerca de 50% em relação à última semana de 2015 (215).
Segundo a chefe do Núcleo de Saúde Coletiva (NUSC), Regina Coeli, o crescimento se deve a vários fatores. Um deles é a preocupação dos pacientes que tiveram a doença em avisar às autoridades de Saúde:
– Esta é a iniciativa correta. Mesmo que a pessoa procure socorro nos serviços particulares, logo que os sintomas se amenizem, devem procura o NUSC para nos informar, explicou Coeli.
Os bairros da cidade que apresentaram maior número de notificações são os mesmos do último levantamento: Pimentel Marques, Lia Márcia, além do Centro. Só como exemplo, enquanto em dezembro a média semanal no Lia Márcia foi de pouco menos de 22 notificações, entre 3 e 9 de janeiro desse ano houve 46 relatos de dengue.
No verão é a grande alternância de altas temperaturas com chuvas fortes e rápidas que criam o ambiente ideal para o desenvolvimento das larvas e a reprodução do Aedes aegypti. As condições mais favoráveis para o crescimento do mosquito são a temperatura entre 25°C e 30ºC e alta umidade do ar.
A Secretaria de Saúde de Bom Jesus insiste no alerta para que todo morador gaste dez minutos por semana para verificar caixas d’água, galões, tonéis, vasos de plantas, calhas, garrafas, lixo e bandejas de aparelhos de ar condicionado e geladeiras, entre outros.
Confira as notificações na primeira semana de 2016 nos bairros e distrito do município: Pimentel Marques (70), Centro (51), Lia Márcia (46 casos), Santa Rosa (25), Carabuçu (25), Santa Terezinha (24), Bela Vista (14), Usina Santa Isabel (9), Bairro Novo (8), Jardim Valéria (7), Monte Calvário (7), Usina Santa Maria (7), Asa Branca (6), Nova Bom Jesus (5), José Lima (4), Mutum (4), Belvedere (3), Calheiros (3), Parque das Águas (3), Bom Jardim (2), Oscar Campos (2), Rosal (1) e Sacramento (1). As denúncias sobre focos do mosquito podem ser feitas pelo telefone (22) 3833-9675 ou pelo e-mail dengue@bomjesus.rj.gov.br. As equipes verificam os chamados em, no máximo, 24 horas.
Da redação com Ascom/PMBJI