Programa Nacional de Habitação Rural constrói quase 50 casas em Varre-Sai

“Graças a Deus a obra ficou muito boa e me sinto ainda mais feliz pelos meus filhos. Se não fosse o Programa, levaria mais tempo para construir minha casa”, destacou a produtora rural Clarice Gomes de Pinho Fonseca, 43 anos, do Sítio São Sebastião, na localidade Veloso, na área rural de Varre-Sai.  Ela foi uma das contempladas com uma casa construída pela Prefeitura de Varre-Sai, através do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) que está concluindo a construção de 49 unidades habitacionais no município.

O Programa, do Governo Federal, é uma parceria através da Caixa Econômica Federal,  Associações dos Produtores Rurais e Prefeitura de Varre-Sai, através da Secretaria de Agricultura.E atende a famílias de agricultores familiares que se enquadram nos requisitos do mesmo. As obras estão na fase de finalização e cada unidade habitacional foi construída em um modelo específico para o município.

Cada casa foi construída em uma área de 55 metros quadrados, distribuídos em dois quartos, cozinha, sala,  banheiro e área de serviço. A construção possui ainda telhado colonial e piso cerâmico e todas possuem  fossas sépticas/filtros.

A Secretaria Municipal de Agricultura além de dar o suporte para organizar os documentos dos produtores rurais ficou responsável por todo o serviço de terraplanagem necessário para a construção das casas. Todo o material utilizado na construção das casas foi comprado no comércio do município.

“Além de atender as famílias da zona rural, o Programa ajudou a fomentar o comércio local. Foram gastos 1 milhão e 225 mil reais no comércio de Varre-Sai”, afirmou o secretário municipal de Agricultura, Melchior Pelegrini.

Cerca de 47% da população de Varre-Sai reside na área rural do município, mas há alguns anos essa porcentagem já foi de mais de 60%. Segundo o prefeito de Varre-Sai, Everardo Ferreira, essa queda foi um dos fatores que incentivou o município a buscar alternativas para fixar o homem no campo, oferecendo alternativas com qualidade de vida.

“Tivemos a preocupação quando vimos o campo se esvaziando e corremos atrás para reverter essa situação. E através da Secretaria Municipal de Agricultura fizemos esse parceria com o Governo Federal. E com a melhoria das residências na área rural, acreditamos que os próprios jovens terão um incentivo para permanecer no campo. Além disso, através da Secretaria de Agricultura, outros projetos vem sendo desenvolvidos no município para gerar renda e promover qualidade de vida no campo como melhoramento genético, com distribuição de sêmen de qualidade e promovemos um concurso de qualidade do café, onde conseguimos mostrar que em Varre-Sai é possível produzir café de qualidade”,destacou o prefeito Everardo.

 E quem foi contemplado pelo Programa reconhece que sem o incentivo, seria difícil realizar o sonho da nova casa. Pessoas como o agricultor José Adilson da Silva, de 31 anos, do Sítio Olaria, destacou que a nova casa veio em uma boa hora.

“Fiquei muito satisfeito com o Programa que veio em boa hora com a chegada dos gêmeos. Se não fosse essa ajuda, seria mais difícil construir”, lembrou.

No Sítio Água Doce, Maria Catarina Teixeira Ferreira, de 54 anos, agradeceu à prefeitura e Secretaria de Agricultura pela parceria que culminou na realização do PNHR em Varre-Sai.

“A casa ficou linda!O Programa é ótimo e eu jamais teria condições de construir uma casa dessas, mesmo juntando tudo o que tenho”, afirmou.

Da redação com informações de Silaine Terra/Decom PMVS

Clarice Gomes na nova casa Maria Catarina na nova residência Maria Catarina recebeu prefeito Everardo e secretário de Agricultura Melchior Pelegrini na nova casa Prefeito Everardo, vice Amâncio Bendia, secretário Melchior Pelegrine visitam a casa de Maria Catarina (1) Prefeito Everardo, vice Amâncio Bendia, secretário Melchior Pelegrine visitam a casa de Maria Catarina