Em recente publicação, o COSEMS – Conselho de Secretários de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, que reúne gestores da área em todo o território fluminense, destacou o empenho da pasta em Natividade, em superar as dificuldades enfrentadas. Na mesma nota, o órgão, ressalta que a negociação com fornecedores tem sido a chave para garantir medicamentos para a população de Natividade, onde Francisco José Martins Bohrer, o Chico da Saúde (PT), atual prefeito, foi eleito e assumiu a prefeitura em meados de julho deste ano. A saúde, segundo o prefeito, era a área mais afetada.
De acordo com a secretária de Saúde do município, Fabiana Beloto, quando assumiu a pasta, a farmácia encontrava-se desabastecida, comprometendo, desta maneira o fornecimento de medicamentos básicos para a população. Encontrava-se em andamento um “Registro de Preços” no valor de R$ 9 milhões, razão pela qual foi motivo de intensa negociação com as empresas fornecedoras no sentido de que fosse conseguida, pela gestão, uma redução significativa no valor destas compras.
Apesar dos problemas encontrados, a nova gestão, já conseguiu trazer melhorias que impactam diretamente na qualidade do acesso à saúde dos moradores de Natividade. Para Chico da Saúde, a experiência que teve no Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio de Janeiro (COSEMS-RJ), do qual participou como Apoiador Regional por quatro anos foi de grande relevância para a compreensão da gestão da crise em que se encontrava o município.
“Só tinha uma ambulância no município, já estamos com cinco. Estamos conseguindo regularizar o fornecimento de medicamentos. Temos bastante medicamento básico nas farmácias. E estamos fazendo uma reorganização da assistência farmacêutica. Nosso desafio é continuar mantendo o abastecimento de medicamentos e resgatar as unidades de saúde. Já reinauguramos uma unidade de saúde da família, cujas obras tinham sido interrompidas,” comemorou o prefeito.
Da redação com Acom/ COSEMS-RJ