A infestação de caramujos africanos está preocupando moradores de diversos pontos do município de Natividade, que tem entrado em contato com a Rádio Natividade pedindo providências por parte do poder público. Do distrito de Ourânia, por exemplo, as fotos foram enviadas pela professora Joanice Teixeira, que se disse apavorada com a quantidade dos moluscos.
– Gostaria que a Secretaria de Saúde, ou quem de direito, tomasse uma providência. A infestação tá gigantesca. Vejam o que acabei de recolher no quintal da minha mãe. Mesmo jogando remédio e limpando a área, não podemos mais cultivar nada, pois os bichos estão por todos os lados, – protestou.
Situação semelhante também pode ser vista nos bairros Cantinho do Fiorello e Vila da Paz, onde moradores dizem não saber mais o que fazer para controlar a praga. Via WhatsApp, outra professora, que pediu para não ter o nome divulgado, enviou fotos recentes, de um quiosque, na Rua Dr. Carlos Reis, próximo à ponte do Fórum, que segundo ela, também teria se transformado em criadouro de caramujos.
– Acho que este quiosque não está funcionando, mas seu proprietário, deveria dar uma olhada, pois estes caramujos são muito perigosos e podem transmitir doenças ao ser humano. No meu ponto de vista, a prefeitura deveria fazer alguma coisa para pelo menos, amenizar este problema, – destacou.
Recentemente, a Secretaria Municipal de Saúde, promoveu uma série de palestras que contou com a presença de especialista, que orientaram a população quando ao manejo com esses moluscos.
Da redação da Rádio Natividade
Caramujos no distrito de Ourânia
Moluscos estão se multiplicando em quiosque fechado no bairro Vila Almeida