Agentes da Operação Barreira Fiscal apreenderam diversos caminhões com cargas irregulares na BR 356, no Cruzamento de Raposo, distrito de Itaperuna. Em um dos casos, os policiais visualizaram dois caminhões de granito saindo da RJ 214, sendo dada ordem de parada, momento em que os motoristas que se evadiram em direção a Muriaé (MG).
A guarnição realizou a perseguição com ordens de parada que foi por diversas vezes negada, então, os policias resolveram ultrapassar os motoristas e no trevo de Eugenópolis/MG (local com via estreita e redutores de velocidade) conseguiram parar um dos caminhões que de imediato foi detectado que estava irregular, o outro seguiu em alta velocidade, sendo interceptado pela guarnição de policiais militares de Minas Gerais. Diante das abordagens, foi detectado que todos os veículos, com placas do Espírito Santo, estavam irregulares e transportavam chapas de granito com nota fiscal falsificada (diversos campos adulterados, tais como chave de segurança, destinatário, valor e outras irregularidades fiscais).
Segundo informou o auditor de fiscal de plantão, os motoristas foram autuados por transporte de mercadoria com nota falsificada e evasão fiscal, bem como conduzido a 143º DP em Itaperuna/RJ, onde foram confeccionados os Registros de Ocorrências, sendo incursos no artigo 132 do CP (Crime de desobediência) e no artigo 1º, inciso I, da Lei 8.137/90 (Crimes contra a ordem tributária).
Os infratores estariam usando uma rota, passando por alguns municípios do estado do Espírito Santo, Varre-Sai/RJ, Natividade/RJ e por dentro do distrito de Raposo de Itaperuna/RJ, rota e conduta essa que deixa claro o objetivo de desviar-se dos postos de fiscalização do Estado do Rio de Janeiro.
Carretas com gado:
Pouco depois, uma guarnição da Barreira Fiscal (Posto Timbó em Itaperuna), que retornava de uma ocorrência policial na Delegacia de Itaperuna, tomou conhecimento de denúncia anônima envolvendo um caminhão de bovinos na BR 356.
Diante da notícia, a guarnição, juntamente com um auditor fiscal, deslocaram-se até o local, porem durante o trajeto foi visualizado mais dois veículos de transporte de bovinos que foram parados e abordados, e após verificações os agentes constataram que as cargas estavam sem Nota Fiscal, sem GTA (Guia de transporte animal), e ainda nota fiscal inidônea.
Foram confeccionados autos de infração fiscal e auto de infração sanitária. Após as respectivas autuações, motoristas e veículos foram conduzidos para 143º DP em Itaperuna/RJ, que por determinação do delegado de serviço foram autuados no artigo 1º, inciso I, da Lei 8.137/90 (Crime contra a ordem financeira e tributária).
Segundo informação dos agentes, além da denuncia, o apoio de policiais militares do Trevo de Raposo, Distrito de Itaperuna, Divisa do Estado do Rio de Janeiro com Minas Gerais. Foi fundamental para o sucesso dessa operação que teve como saldo, três carretas autuadas por transporte irregular de 182 bovinos.