Dezenas de estudantes do Instituto Federal Fluminense (IFF), foram às ruas de Itaperuna durante esta quarta-feira (16) munidos de faixas e cartazes, demostrar apoio à greve dos seus servidores que se arrasta desde o mês de julho, deixando milhares de alunos sem aulas, centenas deles, apenas na região Noroeste Fluminense. O grupo percorreu várias ruas da cidade, com o ato culminando em frente à concha acústica, no centro da cidade.
De acordo com o presidente do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasef) em Campos dos Goytacazes (que engloba as regiões Norte, Noroeste e Lagos), Paulo César Pereira, no total de sua jurisdição, cerca de 13 mil alunos estão sem aulas e 1.500 profissionais cruzaram os braços.
Os profissionais estão pedindo a criação de um plano de cargos e salários, e a reposição da inflação de 2010 até 2015. Paulo César destacou que, em cinco anos os servidores acumularam uma defasagem salarial de 27,3%. Ainda de acordo com ele, só para a educação, o governo cortou R$ 9,5 bilhões. Isso estaria refletindo não só no salário do servidor, mas na qualidade do ensino. Os servidores defendem o aumento de 10% do produto interno bruto que já foi aprovado e hoje está em 4%.
Na região Noroeste, além de Itaperuna, paralisaram suas atividades as unidades de Bom Jesus do Itabapoana, Santo Antônio de Pádua e Cambuci.
Da redação da Rádio Natividade – Fotos: Denny Cacciatore/Blog Adilson Ribeiro