Bom Jesus do Itabapoana, no Noroeste Fluminense, recebeu nesta semana a visita da gerente regional do Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016. Este é o passo inicial para que a cidade receba um dos símbolos mais importantes das Olimpíadas. O município de Itaperuna também poderá receber a tocha.
A gerente Livia Bousquet explicou que em caso da assinatura do contrato, Bom Jesus poderá ser a segunda cidade do Estado do Rio a receber a tocha. O evento aconteceria na primeira fase da viagem da chama olímpica pelo país, marcada para começar em Brasília. Ela informou que o símbolo tem que chegar ao estádio do Maracanã no dia 5 de agosto.
O revezamento passará por 300 cidades brasileiras e deve contar com a participação de 12 mil condutores. A cada dia o comboio viaja durante cerca de 12 horas e passa por um número variável de cidades, dependendo da extensão das mesmas. O evento é totalmente patrocinado pela iniciativa privada.
O fogo simbólico dos Jogos Olímpicos é aceso em Olímpia, na Grécia, pelo modo tradicional, ou seja, a luz do sol é refletida em um espelho côncavo que gera o fogo. Em seguida são acesas lanternas que farão todo o percurso.
“A expectativa é muito grande. É um evento que daria visibilidade mundial a Bom Jesus e que vai marcar nossa história”, concluiu a prefeita Branca.
Com informações do G1.