Depois de percorrer oito municípios do Norte e Noroeste Fluminense, o Festival Literário Energia para Ler chega agora em Italva, a partir desta sexta-feira (04/11). O Centro Esportivo Elias Anselme será o palco do evento de cultura e entretenimento que já contemplou mais de 80 mil pessoas. Serão cinco dias que prometem movimentar a cidade.
“Estamos muito empolgados com o evento na cidade de Italva. Mais de 80 mil pessoas já tiveram uma experiência incrível com o nosso festival que já percorreu oito cidades. Não é fácil ficar na estrada por quatro meses, mas demos o nosso melhor para promover cultura e entretenimento nas localidades mais distantes da capital. A programação de Italva está incrível e vamos deixar um legado com a nossa passagem por lá”, garante o produtor técnico Flávio Valadares.
No dia 5 (sábado), a programação do festival será toda cultural. Intitulado como Dia da Cultura, os italvenses viverão uma experiência única, com apresentações musicais, teatro, dança e muito mais. “Criamos um dia específico para celebrar a cultura nacional e regional. O evento nesse dia não será na praça, mas em um estádio onde reuniremos os alunos da rede municipal e a população de Italva para uma programação especial. Será uma grande celebração da cultura local e nacional”, destaca Rodrigo Lobo, um dos produtores do evento.
A programação atende a todos os públicos e vai das 8h às 18h. Conhecido pelos lindos shows infantis, o festival trará dois espetáculos inéditos na temporada: Rapunzel e a Bela e Fera. Além de um café literário com autores locais que vão mostrar e exaltar a cultura de Italva. A Folia de Reis do município também estará se apresentando para fortalecer uma das manifestações culturais mais antigas do país.
Como em todas as cidades, o ator Ricky Tavares e a cantora Letícia Soares estão no evento. Desta vez, Letícia vai celebrar a história do Brasil através do espetáculo musical “Brasil de todos os cantos” e com um bate-papo bem descontraído o ator global vai dialogar sobre o leitor na era digital com os influenciadores da cidade. Além de toda programação, o festival conta com uma biblioteca com mais de 5 mil títulos à venda, a partir de R$10 e um espaço com livros para crianças de até 3 anos. Um dos objetivos do festival é incentivar o gosto pela leitura desde cedo.
Em Italva, a Nave Enel, um ônibus adaptado para exibição de vídeos de realidade virtual e jogos lúdicos e educacionais com tecnologia 3D em telas touch, vai estacionar na praça e levar ao público os conceitos de sustentabilidade e economia circular.
Além de tudo isto, haverá o Simpósio de Educação e Cultura para os professores da rede municipal e a premiação do concurso “Luzes da Cidade” para os alunos das escolas públicas que desenvolveram projetos em desenho, poesia e audiovisual. Os melhores deles vão receber prêmios como bicicleta, tablet, livro e celular.
Dos 22 municípios do Norte e Noroeste Fluminense, 13 já foram contemplados com o projeto realizado pela produtora Motivos Produções com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e da Empresa Enel. A meta da empresa é atender a todos os outros municípios da região no próximo ano fortalecendo essa parceria e disseminando arte e cultura.