Defesa Civil de Itaperuna alerta para riscos de deslizamentos

A Defesa Civil Municipal de Itaperuna, emitiu nota nesta sexta-feira (04), em informa que existe ALTO RISCO de “deslizamentos de encostas” (barranco), de “desabamento de edificações”, de “alagamentos” em diversos pontos da cidade, de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Sendo assim, recomenda aos moradores das áreas de risco de possíveis inundações (às margens do Rio Muriaé, ruas adjacentes e algumas ruas da cidade que normalmente inundam em dias de chuva forte) que realizem atenta observação do nível do Rio Muriaé nas imediações de suas edificações e aos moradores das áreas próximas a encostas (sobre e sob terrenos inclinados) que procurem ALOJAMENTO com parentes e vizinhos e que acionem a Secretaria Municipal de Defesa Civil, imediatamente, após a constatação de risco real de “deslizamentos” ou de “desabamentos”, através da linha (22) 3824.6334, via aplicativo de mensagem WhatsApp ou 193 do Grupamento do Corpo de Bombeiros.

Em caso de rajadas de vento, não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, assim como, desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia.O nível do Rio Muriaé no município está em sua cota de alerta medindo 3,77cm, em sua última medição às 10h15, desta sexta-feira.

Referências:
Cota de atenção >=2,90 cm
Cota de alerta >= 3, 40 cm
Cota de inundação >= 4,00cm

Em seu último boletim da Secretaria de Assistência Social, fechado às 17h, desta quinta-feira, dia 03 de janeiro, 160 pessoas foram afetadas com as chuvas e inundações, sendo realizado 97 atendimentos. 105 casas foram atingidas, 26 pessoas desalojadas, sendo de oito famílias.

A Secretaria de Assistência Social ainda realizou a aquisição de colchões para serem entregues às famílias afetadas pelas chuvas e alagamentos nos bairros e distritos de Itaperuna. A família afetada pelas fortes chuvas e alagamentos deverá procurar um CRAS mais próximo a sua residência.

CRAS Castelo
Rua São João Vicente, Nº 92, Castelo
Whastapp: (22) 3824 1755

CRAS Niterói
Rua Jaime Pôrto, Nº 44, Niterói
Whatsapp: (22) 3824 3236

CRAS Surubi
Avenida Porto Alegre, Nº 1000, Cidade Nova
Whatsapp: (22) 3823 6471

CRAS Vinhosa
Rua Eliane Andrade Montovani, Nº49 – Vinhosa
Whatsapp: (22) 3824 6409

CRAS Aeroporto
Avenida Boa Fortuna, Nº142 Boa Fortuna
Whatsapp: (22) 3823 7253

CRAS Cehab
Rua Firmino de Souza Aguiar, Nº 222 – Cehab
Whatsapp: (22) 3823 6582

Já a Secretaria de Saúde informa que, em decorrência das fortes chuvas, os setores abaixo relacionados não funcionaram ontem e nem funcionarão nesta sexta-feira, 04 de fevereiro.

– Centro Integrado de Atendimento Odontológico (CIAO)
– Unidade Ambulatorial Pediátrica Mariza Mozer (UAP)
– Centro de Saúde Dr. Raul Travassos
– Central de Regulação Municipal
– Farmácia Básica
– Casa Rosa

Vale lembrar que a UPA (Unidade de Pronto Atendimento – 24 Horas) e o Posto de Urgência (P. U.) estão realizando a triagem para testes de Covid-19 e todas as equipes das Secretarias de Defesa Civil e Ordem Pública e de Obras estão de plantão atendendo as demandas, como ocorrência de risco de deslizamento de encostas, desabamentos de casas, entre outros, e limpeza das ruas, retirada de lama, desobstrução de canaletas, entre outros.

Fonte: Decom