Ao longo desta sexta-feira (07), prefeituras de cidades de Minas Gerais, além de Porciúncula, no estado do Rio de Janeiro, que fazem parte da bacia do Rio Carangola, emitiram alerta sobre a possiblidade de chuva forte nas próximas horas.
O município de Divino, informou no início da manhã de hoje, que “iniciou os trabalhos de monitoramento das áreas de risco e que o trabalho está sendo feito junto a população, onde são colhidas informações sobre pontos de alagamentos, situação de estradas e deslizamentos de terra”.
A Defesa Civil de Carangola, informou que em medição realizada por volta das 14h, o rio se encontrava com dois metros, entrando em estágio de atenção (com 3,90m inicia o transbordamento) e que “o Centro de Monitoramento instalado na Prefeitura está acompanhando todo o cenário metereológico através das fontes oficiais”.
Já Porciúncula sustentou que “houve abertura de dois avisos meteorológicos de nível *GRANDE PERIGO (VERMELHO)* pelo INMET” e que na cidade, há risco de deslizamentos de encostas e barrancos. No final da manhã, o Rio Carangola batia a cota de 2,34 metros, ainda bem distante dos 5,20m do transbordamento.
Da redação da Rádio Natividade