Acostumados diariamente a enfrentar chuva, sol, frio, calor, dentre outras intempéries, os profissionais da coleta de resíduos, também constantemente se deparam com situações capazes de colocar em risco sua integridade física. Recentemente segundo relatos, tem sido encontradas seringas com agulhas, descartadas de forma quase que criminosa, junto ao lixo domiciliar de Natividade.
Infelizmente o descarte incorreto de agulhas e seringas é frequente. Erros comuns são o descarte no lixo comum, no lixo reciclável e até no vaso sanitário. Esses objetos precisam ser descartados com segurança para minimizar o impacto ambiental, o risco de ferimentos acidentais e a propagação de doenças infecciosas entre as pessoas que manuseiam o lixo dentro de casa ou fora dela.
O que diz a norma
O descarte de agulhas e seringas deve ser feito logo após o uso. Pode-se utilizar recipientes próprios para perfurocortantes, vendidos em lojas especializadas, ou improvisar um coletor caseiro usando uma embalagem com paredes resistentes a perfurações e rupturas, e com uma tampa que vede bem (embalagem vazia de amaciante de roupas, por exemplo). Também é preciso identificar a embalagem informando a presença de agulhas. Quando 2/3 da embalagem estiverem preenchidos, a mesma deve ser levada à Unidade de Saúde mais próxima para receber o destino e tratamento adequados. Questão de saúde pública, cidadania e principalmente, educação!
Da redação da Rádio Natividade