Comunidade católica de Natividade lança manifesto pedindo a permanência de padre

Uma numerosa parcela da comunidade católica de Natividade e até mesmo de outras denominações, tem se mobilizado para pedir a permanência do padre Adriano Alves Botura, atual pároco da Paróquia Pessoal de Nossa Senhora das Graças, subordinada à Administração Pessoal São João Maria Vianey. A remoção do sacerdote foi publicada pelo bispo D. Fernando Rifan, que o designou como Administrador Paroquial da Paróquia Pessoal de Nossa Senhora Aparecida e São Fidélis, na cidade de São Fidélis, cujo então titular, Pe. Gaspar Pelegrine passará a servir no apostolado de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Com isso, até segunda ordem, está previsto o envio para Natividade do padre Marco Antônio Assunção Guimarães, atual colaborador no apostolado em Belo Horizonte (MG).

A troca, apesar de se tratar de algo natural na Igreja Romana e ser uma prerrogativa de seus bispos, pegou paroquianos de surpresa, principalmente pelo pouco tempo que padre Adriano está na cidade. O religioso chegou ao município em fevereiro do ano passado, praticamente já em tempos de pandemia e neste pouco mais de um ano, se firmou não apenas como líder, mas também como grande figura paterna, sempre aberto ao acolhimento ao diálogo a quem quer que o procure. Adepto ao estilo de “Igreja de Saída”, defendida pelo Santo Padre, o Papa Francisco, procura se aproximar de seu rebanho, onde destaca por conta de várias missões já realizadas.

Missões

Uma delas, entre tantas, que tem ganhado destaque é a Caminhada da Fé, peregrinação mensal que percorre cerca de dez quilômetros da sede do município ao distrito de Ourânia, na qual é recitado o Santo Terço, além de canções sacras e, honra a São Sebastião, onde ao final da jornada é celebrada Santa Missa na capela dedicada ao mártir.

Através das redes sociais, fiéis têm solicitado de forma humilde que D. Rifan, diante do clamor popular, considere a possibilidade de rever sua decisão, inclusive, com a criação de petição, onde os que assim desejarem, poderão se manifestar sobre o tema.

PARA ASSINAR CLIQUE AQUI

Com a imagem de N. S. das Graças em frente a capela de Bom Jesus do Querendo
Missão externa no distrito de Ourânia, onde a frequência de fiéis tem aumentado
Peregrinação acompanhado dos fieis

Obras

Além das obras espirituais, outras físicas também de grande importância foram ou estão prestes a ser concluídas pelo sacerdote, com  ajuda da comunidade. Entre elas, o novo piso (presbitério) do altar principal da Igreja de Nossa Senhora das Graças e dois outros laterais, dedicados a São José e Santa Filomena. Ele também é o diretor da escola paroquial, que atualmente recebe cerca de 200 estudantes do ensino fundamental.

Piso do altar da Paróquia N.S das Graças e novos altares laterais

Manifesto

Dois tipos de manifestos estão sendo realizados. O físico, com assinatura  recolhidas em papel pela comunidade e outro  digital online, através do link acima.

Fonte: Jornal Noroeste Agora