Com o Santuário fechado pelo 2º ano, fieis católicos celebram N. Senhora de Natividade com peregrinação e via crucis

O dia 12 de julho, mais uma vez amanheceu bem diferente em Natividade. O município, há mais de meio século, está acostumado a acompanhar na data, a intensa movimentação de ônibus de excursão, carros e milhares de romeiros que acorrem à cidade, por conta dos festejos das Aparições de Nossa Senhora de Natividade, cujo Santuário que fica às margens da rodovia que liga a sede ao distrito de Ourânia é considerado um dos maiores pontos de peregrinação católica no interior do estado.

Mas o local está fechado à visitação pública como medida de prevenção ao contágio do covid e a festa, cancelada. Equipes da Defesa Civil estão de plantão em frente ao local, orientando aqueles que lá comparecem. Nestas décadas de história é segunda vez que o Santuário é fechado.

Peregrinação

Ainda assim, a data não passará em branco. Por volta das 5h, enfrentando o frio intenso, um grupo com dezenas de pessoas, deixou o bairro Morada do Engenho, percorrendo a pé os cerca de cinco quilômetros que separaram a cidade e Santuário. O caminho foi dividido com as 14 estações da Via Crucis de Jesus Cristo e em cada uma delas, era refletido o sofrimento de Nosso Senhor, além da recitação do terço e cânticos religiosos. A peregrinação foi organizada pelo grupo “Renascer” e contou com a orientação espiritual do padre Adriano Botura, da Paróquia Pessoal de Nossa Senhora Da Graças.

Mesmo sem público, haverá missa transmitida do interior da casa de Nossa Senhora, através das redes sociais do próprio Santuário, a partir das 15h.

Da redação da Rádio Natividade

 

Veja fotos: