Nesta segunda-feira (22), completa um mês da sanção da Lei 8842/2020, que permite ao governo estadual suspender por 120 dias o desconto das mensalidades de empréstimos consignados firmados pelos servidores efetivos e comissionados. Autor da proposta, o deputado estadual Jair Bittencourt (PP) faz um novo apelo pela regulamentação em benefício do funcionalismo público.
Na semana passada, o prefeito do Rio, Marcelo Crivella, anunciou que os servidores do município terão os descontos de empréstimos adiados para 2021. Além disso, o Senado também aprovou a suspensão do pagamento de quatro parcelas do empréstimo consignado de aposentados, pensionistas, funcionários públicos e do setor privado. O texto ainda será analisado na Câmara dos Deputados.
Para o deputado Jair Bittencourt, as recentes iniciativas do município do Rio e a nível federal demonstram que a regulamentação da Lei 8842/2020 é viável, por isso o Estado do Rio deveria seguir a tendência.
“É perfeitamente possível a suspensão dos consignados, por isso faço um novo apelo ao governador para conversar com os bancos e chegar a um consenso para a regulamentação da lei. Nesse momento sensível de pandemia é uma medida que ajudará muito o funcionalismo público”, afirma Jair Bittencourt.
Da redação/Ascom