O governador Wilson Witzel (PSC) decidiu liberar a circulação interna de pessoas e a reabertura do comércio nos 30 municípios que ainda não tenham casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus (covid-19). A nova medida foi anunciada em coletiva de imprensa realizada no início da tarde desta terça-feira no Palácio Guanabara, sede do governo do estado, em Laranjeiras, na Zona Sul.
O governo citou nominalmente os municípios de São Francisco de Itabapoana, São Fidélis, Quissamã, Carapebus, Conceição de Macabu, Varre-Sai, Natividade, Bom Jesus de Itabapoana (o caso ainda não foi lançado no sistema), Italva, Cardoso Moreira, São Jose de Ubá, Cambuci, Carmo, Laje de Muriaé, Miracema, Santo Antônio de Pádua, Aperibé, Itaocara, Paty do Alferes, Canntagalo, Comendador Levy Gaspparian, São Sebastião do Alto, Santa Maria Madalena, Macuco, Cordeiro, Duas Barras, Engenheiro Paulo de Frontin, Sumidouro, São Jose do Vale do Rio Preto e Vassouras, como autorizados a retomar as atividades comerciais.
Na região Noroeste, apenas Itaperuna, com três casos confirmados e Porciúncula e Bom Jesus do Itabapoana, com um cada, estão fora da decisão e devem continuar com restrições. A tendência é de que a prefeitura de Natividade, se manifeste sobre a questão da cidade, apenas após a publicação das novas regras.
Além de não ter casos da covid-19, os municípios que acabarão com o isolamento social terão que garantir uma “barreira sanitária” para que os moradores não circulem entre as cidades vizinhas.
“Nossa preocupação inicial sempre é preservar vidas, mas precisamos olhar para o futuro, para dar o mínimo de fôlego para as empresas. Fica a critério do prefeito, se ele não sentir seguro”, destacou Witzel. “A partir do momento que surge o primeiro caso (da doença), a nossa determinação é voltar (ao isolamento social). Estamos monitorando isso 24 horas”.
O governador disse que a lista com as cidades que vão sair do isolamento social será divulgada em breve. No entanto, ele adiantou que boa parte delas fica nas regiões Norte e Noroeste Fluminense. O decreto com as novas medidas será publicado ainda hoje.
“Todas as escolas serão mantidas fechadas. A escola é um ponto de aglomeração. A circulação interna tem por objetivo dar o fôlego econômico para o município, mas não se permitirá a aglomeração de pessoas”, reforçou.
De acordo com o último balanço da Secretaria estadual de Saúde, divulgado ontem, dos 92 municípios do Rio, há casos confirmados da doença em 41 deles.
“Isso pode mudar diariamente. Estamos vivendo um processo de muita mudança ao longo das avaliações que estamos fazendo. Peço que compreendam”, afirmou o governador.
OUTRAS CIDADES
Para as demais cidades do estado, Witzel reforçou o decreto publicado no Diário Oficial do estado de hoje, que flexibilizou o funcionamento do comércio no Rio. Na publicação, o governador havia permitido que, além dos estabelecimentos considerados essenciais, os demais poderiam reabrir, desde que funcionando apenas para entrega a domicílio ou em esquema drive thru.
Na coletiva, Witzel disse que o decreto será reeditado, liberando apenas os serviços delivery.
“Na capital, Baixada Fluminense e Sul do estado as restrições são totais”, reafirmou, sobre o isolamento social nas cidades dessas regiões.
PRORROGAÇÃO DO ISOLAMENTO
Perguntado sobre o decreto que prorrogou até a próxima segunda as medidas restritivas no estado, o governador disse que pretende estendê-lo mais uma vez, pelo menos até o fim de abril.
“Nossa previsão é que será renovado por mais 15 dias”, adiantou.
Fonte: O Dia/O Globo
Atualizado às 14:30h