Muriaé, cidade mineira distante cerca de 50 quilômetros de Natividade, entrou nas estatísticas do Estado de Minas Gerais e tem seu primeiro caso confirmado de coronavírus. Trata-se de uma paciente do sexo feminino de 50 anos, que não tem doenças crônicas e apresenta quadro de saúde estável. Ela não precisou ser internada em nenhum momento, permanecendo apenas em isolamento domiciliar e acompanhamento médico.
Com isso, a cidade sai de nível 0 (quando não há casos confirmados) e passa para nível 2 (quando há caso confirmado) de contingência ao Covid-19. Este caso positivado é de transmissão local, indício de que o vírus já circula na cidade. Outros três resultados enviados neste sábado (28) pela Funed testaram negativo, junto com outros 11 anteriores.
Casos em investigação somam-se 58, sendo 24 suspeitos (aqueles que têm amostras coletadas) e de 34 casos em observação (aqueles casos leves de síndrome gripal monitorados pela Atenção Básica). De acordo com a nova norma da Secretaria de Estado de Saúde, apenas os casos graves e hospitalizados de síndrome respiratória aguda grave têm as amostras analisadas.
Importante salientar que, em todos os casos, com ou sem coleta de material, os cuidados estão sendo tomados como se fossem um caso positivo. Já os 24 testes estão sendo analisados pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), o único laboratório do SUS em Minas Gerais que está realizando as análises de Covid-19.
O Prefeito Ioannis Konstantinos Grammatikopoulos – o Grego – informou que a medida que permitia a abertura parcial do comércio a partir desta segunda-feira (30) foi revolgada:
“Comunico oficialmente que o Comitê extraordinário suspende a autorização para o retorno gradativo das atividades comerciais em Muriaé. Qualquer outra medida que precisar ser tomada, será sempre em conformidade com as orientações do Governo do Estado de Minas Gerais, quanto as orientações do Ministério da Saúde.”
Da redação da Rádio Natividade com informações da Rádio Muriaé