A vacinação contra a gripe em pessoas com 60 anos ou mais e profissionais da Saúde está sendo realizada em Varre-Sai desde a última terça-feira. Para evitar aglomerações, propícias ao contágio do novo coronavírus, a estratégia da Secretaria de Saúde foi instalar a vacinação por Drive-thru, permitindo que os idosos sejam vacinados sem a necessidade de sair dos carros. E para esse tipo de vacinação, a Secretaria utilizou o pátio da sede da Prefeitura de Varre-Sai.
Dona Sirléa Maria das Graças Rodolphi, 70 anos, moradora no centro, utilizou e aprovou o sistema Drive-thru para a vacinação.
“Foi ótimo esse sistema de vacinação para a gente que está se resguardando do coronavírus e dessa forma tem menos aglomeração, muito espaço e é tranquilo. Estamos nos resguardando para o nosso bem e de toda a comunidade”, disse.
Mas a imunização acontece também das 8 às 15 horas, nas Unidades Básicas de Saúde nos bairros Centro, Santa Terezinha, Santa Lúcia e Santa Rita do Prata. É necessário agendar a vacinação pelo tel 3843-3254 e levar o cartão do SUS.
A coordenadora de Imunização do município, Sabrina Pirozzi, explicou que a vacinação contra a Influenza não previne contra o novo coronavírus.
“A vacina não é para a prevenção contra a o novo coronavírus, mas para se prevenir contra as gripes comuns que tanto afetam nossos idosos. Por isso, solicitamos que eles procurem agendar a vacina pelo telefone e que permaneçam em casa. Montamos esse posto na Prefeitura para facilitar a vacinação dos idosos, evitando aglomerações”, explicou a coordenadora de Imunização.
Serão realizadas mais duas fases em datas e para públicos diferentes. O Ministério da Saúde mudou o início da campanha, de abril para março, para proteger de forma antecipada os públicos prioritários contra os vírus mais comuns da gripe.
“Os idosos acamados devem ligar para o telefone de agendamento que o profissional de saúde irá se dirigir à sua residência”, lembrou o secretário de Saúde de Varre-Sai, Rafael Fabbri Ramos.
A fase seguinte da campanha terá início no dia 16 de abril com objetivo de vacinar doentes crônicos, professores (rede pública e privada) e profissionais das forças de segurança e salvamento. A última fase, que começa no dia 9 de maio, priorizará crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com 55 a 59 anos, gestantes, puérperas (mães até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência, povos indígenas, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.
Da redação da Rádio Natividade/Silaine Terra/Decom