A Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol) informou que, a partir desta sexta-feira (13/03), no prazo de 15 dias, todas as delegacias do estado, estarão atendendo apenas casos de emergência como, por exemplo, homicídio, prisões em flagrante, roubo de veículo e ocorrências em que haja perecimento da prova. Outros registros, tais como ameaça, extravio de documentos, furto sem autoria, dentre outros de menor potencial ofensivo, devem ser realizados pela delegacia online no endereço www.dedic.pcivil.rj.gov.br . A Sepol informa ainda que o acesso às delegacias também está restringido, para evitar aglomeração dentro das unidades.
Os setores administrativos funcionarão em trabalho remoto, por meio de ferramentas de tecnologia da informação. Também estarão no mesmo regime de trabalho os policiais civis que apresentarem pelo menos uma dessas condições: idade superior a 60 anos; portadores de doença cardíaca ou pulmonar, portadores de doenças tratadas com medicamentos imunodepressores, quimioterápicos ou diabéticos; e transplantados.
A Polícia Civil também determina que ficam cancelados todos os seminários, eventos, palestras e similares no prazo de 15 dias. As medidas previstas da resolução serão revistas no prazo de 15 dias ou se houver alteração no nível de ativação de contingência do Plano de Enfrentamento da Secretaria Estadual de Saúde.
Da redação da Rádio Natividade