Itaocara ainda preserva o clima de cidade pacata quando comparada com outros centros urbanos do Rio de Janeiro. Mas para parte dos itaocarenses, não há sensação de segurança. Afinal, é comum ver jovens empinando motos e até consumindo drogas em áreas públicas, principalmente durante as noites e madrugadas. Mas uma decisão do juiz da Comarca de Itaocara, Rodrigo Rocha de Jesus, pretende voltar com o sossego à noite na cidade.
É que uma portaria publicada desde 2010 proíbe a permanência de menores de 18 anos desacompanhados de seus responsáveis em logradouros públicos do município de Itaocara depois das 22h30, entre as segundas e quintas-feiras e até meia-noite nos finais de semana.
Os adolescentes desacompanhados de seus responsáveis que forem flagrados depois do horário poderão ser apreendidos pelo Conselho Tutelar, e os responsáveis legais autuados. O Conselho Tutelar também notificou a Polícia Militar e a Polícia Civil para o cumprimento da decisão. A medida, sustenta o magistrado, foi necessária devido ao crescente número de jovens ingressando no mundo das drogas, licitas e ilícitas, em idade incompatível ao previsto na legislação.
Da redação da Rádio Natividade com a Folha Itaocarense