Profissionais de educação participam de jornada pedagógica em Varre-Sai

Cerca de 120 profissionais da Educação de Varre-Sai, entre professores e monitores, participaram na quinta e sexta-feira(15/02), no período da manhã e da tarde, da Jornada Pedagógica, que aconteceu no Rancho Varre-Sai, anexo ao Centro Cultural Sebastião Oliveira Vargas.

O evento, realizado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Varre-Sai, teve como objetivo capacitar os profissionais com palestras e planejar o ano de 2019 de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), exigida pelo Governo Federal em todo o território nacional, com conteúdo mínimo a ser trabalhado.

“Estamos em um cenário de grandes mudanças políticas e reestruturações norteadoras de Educação. A Jornada Pedagógica vem trazer um novo olhar no campo de experiências, buscando assim, o fortalecimento de nosso aprendizado. A BNCC traz uma discussão bastante significativa e inovadora para direcionar as propostas pedagógicas, somando à Educação de nosso município, uma formação e a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva”, afirmou a secretária municipal de Educação de Varre-Sai, Fátima Pimentel.

Na quinta-feira, a psicóloga, doutora em Educação e professora Universidade Federal Fluminense (UFF), Drª Cristina Maria Carvalho Delou, ministrou uma palestra como o tema “ Educação Especial: Desafios e Possibilidades”.

Ela lembrou que Varre-Sai já vem realizando  algumas políticas de Educação Especial e Inclusiva, na Sala de Recursos e no Centro de Apoio Especializado, uma parceria entre Educação, Saúde e Assistência Social. E ainda que ano passado foi aprovada a BNCC, que é a nova diretriz para o planejamento dos currículos na escola.

“A inclusão deve ser feita de acordo com a legislação vigente a nível federal e municipal. Fui convidada para apresentar esse novo cenário para os profissionais da rede, da legislação anterior à BNCC que vai ratificar os direitos dos alunos com deficiências, Transtorno Global do Desenvolvimento, altas habilidades ou superdotação. Os alunos com problemas de aprendizagem (TDAH, dislexia, etc) recebem apoio da Educação Especial, mas serão atendidos por professores na sala de aula e poderá também ser beneficiado pelo Centro de Apoio Especializado, o que será definido pelo município. Na lei, os direitos estão definidos desde a Constituição até as leis municipais e todos tem direito à Educação”, disse Drª Cristina.

No período da tarde de quinta-feira, na Escola Municipal Primo José Sobreira, foi realizado o Planejamento Anual 2019. E na sexta-feira (15/02), a programação incluiu orientações pedagógicas e Planejamento Anual 2019.

Da redação com Decom/Silaine Terra