O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da Promotoria de Justiça Criminal de Miracema, com apoio do Grupo de Apoio aos Promotores (GAP/MPRJ) de Itaperuna e de Campos, em parceria com o 36º Batalhão de Polícia Militar, realizou operação de combate ao tráfico de drogas em Miracema, na manhã desta quarta-feira (25). Ao todo, foram cumpridos mandados de busca e apreensão em 37 endereços.
Durante a operação, foi aprendida uma grande quantidade de drogas (869 papelotes de cocaína, 13 buchas e um tablete e meio de maconha – cerca de um quilo), simulacro de arma de fogo, balanças de precisão, R$ 1.415 em dinheiro, munições e diversos materiais usados para embalagem de drogas. A quantidade de cada item foi relacionada na 137ª Delegacia de Polícia, em Miracema.
Foram feitas ainda três prisões em flagrante, cumprido um mandado de prisão que estava em aberto e apreendido um adolescente em flagrante por ato infracional análogo ao crime de tráfico de drogas. As investigações prosseguem com a análise dos dados da quebra de sigilo de dados dos telefones celulares apreendidos e outras diligências a serem determinadas.
A operação se deu com base em Procedimento de Investigação Criminal (PIC) instaurado pela Promotoria de Justiça Criminal de Miracema que apurou crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico de drogas nos bairros Vila Nova, Cruzeiro, Cehab e Nossa Senhora de Fátima, todos controlados pela facção criminosa Comando Vermelho.
No curso das investigações, foram realizados levantamentos fotográficos da residência dos investigados e oitiva de policiais militares. O MPRJ representou pela busca nos endereços dos investigados e apreensão dos aparelhos celulares, já com a quebra de sigilo de dados. A medida cautelar foi deferida pelo juízo da 2ª Vara de Miracema. O PIC segue em sigilo decretado nos autos.
Da redação da Rádio Natividade