A fábrica do leite Godam, em Sapucaia, no Centro-Sul fluminense, foi fechada, nesta quarta-feira, por adicionar água ao leite que produz. Análises da Secretaria estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento feitas em dois lotes do leite UHT Integral Godam constaram que havia adição de 44% de água em cada caixa. Além disso, os lotes analisados foram vendidos com taxa de gordura de 0,26%, quando o índice mínimo exigido para o leite integral é de 3%.
Outra irregularidade encontrada pela análise da secretaria é que o leite da companhia vendido como desnatado era comercializado como integral. A empresa produtora do leite, a Godiva Alimentos Ltda, foi multada e o responsável indiciado por crime contra a relação de consumo, cuja pena prevista é de dois a seis anos de prisão.
Além da secretaria estadual de Agricultura, a operação contou também com policiais da Delegacia do Consumidor (Decon). O caso está sendo apurado pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Procurada, a Godiva Alimentos Ltda ainda não se manifestou sobre o caso.
Da redação com informações de O Dia