Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, foi eleito com 50,83% dos votos o 39º presidente da República neste domingo (30) ao derrotar no segundo turno Jair Messias Bolsonaro, do PL. O militar é primeiro presidente não reeleito. A disputa foi a diferença mais apertada desde a redemocratização. Isso porque Bolsonaro teve 49,17% dos votos com 98,81% das urnas apuradas.
No primeiro turno, Lula já havia sido o mais votado, com 48,43% dos votos válidos, enquanto Bolsonaro apresentou 43,2%. Durante toda a campanha, Lula defendeu suas propostas e criticou o governo Bolsonaro. Dentre elas, o presidente enfatizou que o pobre poderá voltar a comer churrasco de picanha com ‘cervejinha’ e prometeu mudar o mapa da fome no país. Além de reforçar os compromissos com a educação e saúde.
Lula retorna à presidência após 10 anos da sua primeira candidatura. Em 2002, foi eleito o 35º presidente da República, sendo reeleito em 2006. Após 8 anos na presidência, em 2010, ele apoiou a ex-presidente Dilma Rouseff, (PT), que sofreu um um impeachment em 2016. Em seguida, quem assumiu o cargo foi o vice Michel Temer (PMDB), no entanto Lula considerou a ação como um golpe.
Fonte: O Dia