O café é uma das bebidas mais consumidas do país. No Estado do Rio de Janeiro, 80% da produção vem do Noroeste Fluminense, com destaque para os municípios de Bom Jesus do Itabapoana, Porciúncula e Varre -Sai. Nesta região, também conhecida como Alto Noroeste, o café é uma das principais fontes de renda da população.
A Região do Alto Noroeste é responsável por 80% da produção, que movimenta a economia local.
Assim, a Secretaria Estadual de Agricultura, através da Emater-Rio e Pesagro-Rio, em parceria com os municípios do Alto Noroeste, vem desenvolvendo um programa contínuo de fortalecimento da cadeia produtiva do café através da promoção de capacitação aos produtores nas mais modernas técnicas de plantio, manejo, colheita e pós colheita de café, justamente em busca da melhora da qualidade do produto.
Nesta quarta-feira (05) foi realizado um Dia de Campo no Distrito de Santa Clara – Porciúncula/RJ, no Sítio Murupi, de propriedade de Fábio José Alves. Mais um evento em que os produtores de café dessa importante Região do Estado do Rio de Janeiro, puderam adquirir diversos conhecimentos para colocá-los em prática em suas propriedades.
Os palestrantes também destacaram a propriedade que foi escolhida para sediar o evento, como uma propriedade modelo nas novas técnicas de produção do café de montanha, aliando a tudo isso a sustentabilidade e preservação ambiental.
O evento terminou com um delicioso almoço de confraternização entre os produtores presentes ao som da boa música do artista local Ramyres.