Na última semana, uma equipe do laboratório de solos, da PESAGRO-Rio (Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro), chegou ao Noroeste Fluminense, iniciou os trabalhos do projeto de manejo da fertilidade dos solos, como instrumento integrado para gestão do território, sustentabilidade agrícola e capacitação de profissionais qualificados, no Estado do Rio de Janeiro.
Ao longo do projeto já foram visitados aproximadamente 200 produtores na Região Serrana do Estado, com produção de hortaliças. Cerca de 100 produtores da atividade de pecuária nos municípios de Conceição de Macabu, Santa Maria Madalena e Duas Barras.
E foram iniciadas as visitações na região Noroeste Fluminense, incluindo os municípios de São José de Ubá, Itaperuna, Laje de Muriaé, Varre Sai, Bom Jesus de Itabapoana, Natividade e Italva. Sendo atendidos durante a última semana, cerca de 10 produtores no município de Itaperuna.
A secretária municipal de Agricultura de Itaperuna, Vivi Dentista falou um pouco sobre a vinda da equipe na região e comentou como a pasta tem colaborado.
“A equipe chegou em Itaperuna na última segunda-feira, 19, quando iniciaram a captação de amostras do solo na região. E na sexta-feira, 23, eles trouxeram um laboratório portátil para realizar a análise desse solo. E o local escolhido para a instalação do laboratório, foi aqui nas dependências da Secretaria Municipal de Agricultura, quando oferecemos toda a nossa estrutura, juntamente com a equipe da Secretaria, para atendê-los da melhor forma possível”, explica.
Da redação da Rádio Natividade/Decom