Natividade confirma morte por febre maculosa

A Secretaria de Saúde de Natividade confirmou na noite desta quarta-feira (21), a morte de um paciente – homem de 63 anos – vítima de febre maculosa no município.

De acordo com a pasta, um segundo caso suspeito – que também segue internado – era monitorado, mas exames recentes afastaram a possibilidade. O possível local, uma área às margens do Rio Carangola, nas proximidades do antigo lixão, onde a vítima fatal foi infectada, passou por trabalho de rastreio e sinalização.

Ainda de acordo com a pasta, moradores que tenham visitado essas áreas ou a zona rural, caso apresente algum sintoma, procurem a emergência médica e informe possível contaminação pela picada de carrapato.

Três casos estão sendo acompanhados em Itaperuna e outro em Porciúncula.

Da redação da Rádio Natividade

A Febre:

A Febre maculosa brasileira é uma doença transmitida pelo carrapato-estrela ou micuim da espécie Amblyomma cajennense infectado pela bactéria Rickettsia rickettsii. Esse carrapato hematófago pode ser encontrado em animais de grande porte (bois cavalos etc.), cães, aves domésticas, roedores e, especialmente, na capivara, o maior de todos os reservatórios naturais.

Transmissão da febre maculosa

Para haver transmissão da doença, o carrapato infectado precisa ficar pelo menos quatro horas fixado na pele das pessoas. Os mais jovens e de menor tamanho são vetores mais perigosos, porque são mais difíceis de serem vistos.

Não existe transmissão da doença de uma pessoa para outra.

Sintomas da febre maculosa

Quando a bactéria cai na circulação causa vasculite, isto é, lesa a camada interna dos vasos (endotélio). Os primeiros sintomas aparecem de dois a 14 dias depois da picada. Na imensa maioria dos casos, sete dias depois.

A doença começa abruptamente com um conjunto de sintomas semelhantes aos de outras infecções:

Febre alta;

Dor no corpo;

Dor de cabeça;

Inapetência;

Desânimo.

Depois, aparecem pequenas manchas avermelhadas, as máculas, que crescem e tornam-se salientes, constituindo as maculopápulas.

Essas lesões podem apresentar o componente petequial (petéquia é uma pintinha hemorrágica parecida com uma picada de pulga) e, às vezes, ocorrem pequenos sangramentos abaixo da pele no local das maculopápulas petequiais.

A erupção cutânea é generalizada e manifesta-se também na palma das mãos e na planta dos pés, o que em geral não acontece nas outras doenças exantemáticas (sarampo, rubéola, dengue hemorrágica, por exemplo).