Polícia Civil deflagra operação de combate a pedofilia em Varre-Sai e prende suspeito

Na manhã desta segunda-feira (07), agentes da Delegacia Especializada da Criança e do Adolescente Vítima (DCAV), com apoio da 140ª DP/Natividade, deflagraram operação de combate a pedofilia no município de Varre-Sai, onde foram cumpridos dois mandados de busca expedidos pela Justiça.

Nos locais, residências que ficam nas Ruas Vereador Luiz Antônio Pirozzi, no bairro São Miguel Arcanjo e Joaquina Almeida, no Centro, os policiais apreenderam (em uma delas) celulares e um computador, onde possivelmente eram  armazenadas fotos/imagens de crianças e adolescentes nuas ou seminuas, que eram disseminados através da internet.

Os equipamentos deverão passar por perícia no Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE), no Rio de Janeiro, para onde também foi levado um suspeito de 21 anos, preso em flagrante durante a ação. De acordo com rastreamento do setor de inteligência da especializada, ele mantinha perfil em rede social, onde eram veiculados diversos vídeos pornográficos com crianças aparentando ter a partir de seis anos de idade.

Existe ainda a suspeita de que as imagens poderiam estar sendo repassadas a outros pedófilos, o que poderá desencadear nova operação. Uma mulher, identificada como titular da conta do provedor usado pelo rapaz, está sendo investigada, mas não existe até o momento, nenhuma prova de sua participação direta, mas sim, a possibilidade de que ela não tivesse conhecimento da natureza do caso (apenas teve o sinal da rede sem fio usado). Ela prestou depoimento, sendo posteriormente liberada. O inquérito prossegue.

Perigos de compartilhar a internet

O compartilhamento de sinal de internet pode gerar problemas mais sérios com a polícia. Isso acontece porque a internet da sua casa possui um número de identidade chamado de IP, que é de uso exclusivo no seu endereço. Ao compartilhar sua internet com seu vizinho, por exemplo, ele usará o seu número de IP. Caso a polícia venha a descobrir que ele cometeu um crime virtual, você também pode ter que responder por esse crime, uma vez que o IP que ele usou está registrado em seu nome.

Da redação da Rádio Natividade

Atualizado para inclusão de novas informações