Itaperuna sofre novo transbordamento do Rio Muriaé que alaga ruas da cidade

O transbordamento do Valão Cehab e o Rio Muriaé, desde a tarde desta quarta-feira (02), voltou a inundar diversas ruas de Itaperuna, que enfrenta a segundo enchente no intervalo de menos de 30 dias.

Na manhã de hoje (03), a situação já era caótica, a Avenida Sá Tinoca (beira rio), completamente tomada pela água, bem como a parte mais baixa da Avenida Cardoso Moreira, cujo trânsito está fluido de forma muita lenta através do lado superior ao calçadão.

Na cidade Nova, a Avenida Zulamith Bittencourt está fechando e trânsito seguem em mão dupla pela Avenida Presidente Dutra, onde a fila de veículos é longa, o que se reflete em praticamente toda a extensão urbana da BR 356, até os bairros Aeroporto e Caiçara.

As ruas da parte baixa da Cehab estão intransitáveis e incontáveis imóveis foram tomados pela água. O acesso ao Hospital São José do Avaí, também está impraticável e só é possível com auxílio de barcos ou veículos altos, que fazem o transporte de funcionários e pacientes.

O Centro de Saúde Dr. Raul Travassos não realizará atendimentos nesta quinta-feira, 03. Àquelas pessoas que teriam consultas marcadas para esta data, já foram remarcadas automaticamente para daqui a duas semanas, ou seja, no dia 17 de fevereiro.

A Secretaria Municipal de Defesa Civil e Ordem Pública (SEMDECOP) informa ainda que existe ALTO risco de “deslizamentos de encostas” (barranco), de “desabamento de edificações”. Sendo assim, recomenda aos moradores das áreas localizadas em planícies de inundação (às margens do Rio Muriaé) que realizem atenta observação do nível do Rio Muriaé nas imediações de suas edificações e aos moradores das áreas próximas a encostas (sobre e sob taludes) que procurem ALOJAMENTO com parentes e vizinhos e que acionem a Secretaria Municipal de Defesa Civil, imediatamente após a constatação de risco real de “deslizamentos” ou de “desabamentos”, através da linha (22) 3824.6334, via aplicativo de mensagem WhatsApp ou 193 do Grupamento do Corpo de Bombeiros.

Atualização:

A Defesa Civil de Itaperuna informa que choveu o equivalente a 157,4 mm nas últimas 48 horas, o esperado para 15 dias. Ainda há previsão de chuvas fortes para os próximos dias. Até o momento seis pessoas estão desalojadas.

O município se encontra em estado de emergência referente às chuvas dos dias 27 e 28 de dezembro, reconhecido pelo Governo Federal. Da enchente que aconteceu logo em seguida, nos primeiros dias do mês de janeiro, o pedido de estado de emergência ainda está sob análise do Governo Federal. E desta chuva, ainda será preparado o pedido de estado de emergência.

Até o momento as ruas interditadas são:

Av. Zullamith Bittencourt, Cidade Nova.
Maria Viana Sobral, Cehab
Dep. José Cerqueira Garcia, Cehab.
Trav. Antônio Alves, Cehab
Rua Luiz Monteiro Eugênio de Barros, Cehab
AV. Senador Sá Tinoco, Beira Rio, Centro e todas que dão acesso à este ponto.
Ponte do Claudão.
Rua Júlio César, com a rua 10 de Maio, Centro, só o trecho em frente ao Centro de Saúde Dr. Raul Travassos.
Trânsito na altura do Espaço Lounge, próximo à Rodoviária, trânsito em faixa dupla.

O transporte público de passageiros está circulando normalmente, apenas desviando dos pontos alagados e a linha Vinhosa X Centro Direto não rodará nesta quinta-feira.

Da redação da Rádio Natividade – Imagens e informaçoes/Decom