No intervalo de três semanas Natividade confirmou mais de 1.100 casos de covid; aumento é fruto da testagem em massa

Levantamento realizado pelo jornalismo da Rádio Natividade com base em informações da Secretaria de Saúde, revelam o aumento vertiginoso dos casos de covid-19 no município, que no intervalo de pouco mais de três semanas – 06/01 – a 28/01 – saltou de 2.763 para 3.866.

Em 06/01 eram apenas dois casos ativos, contra 789 aferidos até ontem, sendo 103 nas últimas 24 horas, mesmo intervalo em que 73 pacientes foram considerados curados.

Testagem em massa constante

Segundo fontes ouvidas pela emissora, os números elevados seriam fruto, principalmente, da política de testagem em massa adotada desde a semana passada, quando os os testes do tipo swab (nariz), passaram a ser oferecidos sem restrições a toda a população, inclusive, os assintomáticos na Triagem Central (na sede), além das unidades dos distritos de Ourânia e Querendo, que foram reativadas.

– Essa testagem em massa é muito importante para identificar e isolar pessoas infectadas, que não apresentam nenhum sintoma e que sem saber, continuariam a espalhar o vírus. Natividade é um dos poucos municípios da região em que a testagem está disponível para todos, sem a necessidade de agendamento, nem tipo de cota. Basta se apresentar em uma das unidades, solicitar o exame e sair com o resultado em questão de minutos, – destacou uma profissional.

Da redação da Rádio Natividade