A Guarda Civil Municipal de Varre-Sai, com 28 anos de existência e notadamente, uma das mais respeitadas do Noroeste Fluminense, viu parte de seu prestígio ser arranhado por conta de uma abordagem no mínimo desastrosa, na noite deste sábado (29).
A ação registrada através de celular mostra um jovem sendo alvo de fiscalização de rotina por três agentes na área central da cidade. Em dado momento, ele alerta que a cena está sendo gravada e um dos agentes, com o cassetete em punho, tenta intimidar o cinegrafista amador, enquanto o colega, para espanto geral, abre a braguilha da calça do uniforme e faz menção de exibir o órgão genital para câmera, o que não chegou a acontecer. Um terceiro integrante da equipe, ao perceber a situação, se afasta.
As imagens logo ganharam as redes sociais, causando indignação por parte de moradores e da maior parte dos próprios colegas de farda.
– Quando recebi este vídeo passei mal e precisar tomar remédio! Amo minha profissão e não admitimos que o despreparo de alguns e uma situação isolada como esta, suje o bom trabalho que a GM de Varre-Sai realiza há quase 30 anos. Não é essa a orientação e treinamento que recebemos e se faz necessário uma ação exemplar para separar o joio do trigo, – destacou um agente ouvido pelo jornalismo da Rádio Natividade.
Procurado, o comandante da corporação GM Nascimento, disse que situação está sendo avaliada e que tais atitudes não representam a instituição. Já o secretário de gabinete Vinicius Oliveira Dutra, afirmou que reuniões ocorrerão ao longo do dia, que providências serão tomadas e uma nota sobre o caso, provavelmente será emitida nas próximas horas.
Da redação da Rádio Natividade