Uma estimativa da Secretaria Estadual de Saúde, definiu o quantitativo (previsão) de doses da vacina contra a covid-19, que cada um dos 92 municípios fluminense, deve receber nesta primeira etapa de distribuição. A partir desta quarta-feira (20), poderão ser enviadas à Natividade 490 doses do imunizante Coronavac produzido pelo Instituto Butantã em parceria com chinesa Sinovac(antes a projeção chegou a 690).
Outras 231 da Astrazeneca/Oxford, ainda não tem data definida para entrega. Neste domingo (18), a cidade recebeu mais seringas e agulhas, que deverão ser usadas na vacinação. O jornalismo da Rádio Natividade, manteve contato com a Secretaria Municipal de Saúde e aguarda uma manifestação da pasta, sobre a estratégia local de vacinação. O cálculo diz respeito ao total das 735 mil doses totais foi baseado no percentual prometido pelo governo federal para o RJ.
De acordo com o planejamento inicial, a primeira fase incluiria os seguintes grupos, que totalizam quase 1,4 milhão de pessoas:
- Idosos acima de 75 anos de idade;
- Trabalhadores da saúde;
- Indígenas;
- Idosos que vivem em instituições de longa permanência.
Se todas as 735 mil doses previstas chegassem, apenas metade do grupo prioritário seria imunizado. Para uma quantidade menor de itens, o estado estabeleceu essa ordem:
- Idosos que vivem em instituições e longa permanência;
- Idosos acima de 80 anos;
- Idoso com idade entre 75 e 79 anos;
- População indígena;
- Profissionais da saúde que trabalham na linha de frente;
- Outros profissionais de saúde.
Atualizado para alteração do número de doses