Há 25 anos, no dia 7 de janeiro de 1996, a Diocese de Campos celebrava durante a Santa Missa, tendo como ordenante principal Arcebispo de Niterói Dom Carlos Alberto Navarro, a Sagração Episcopal do primeiro campista, na Festa da Epifania do Senhor. Dom Roberto Gomes Guimarães, nasceu no dia 3 de janeiro de 1936, em Campos. Foi ordenado presbítero no dia 08 de dezembro de 1961, na Solenidade da Imaculada Conceição. Ao longo dos 15 anos que ficou a frente da Diocese de Campos, conquistou o respeito e a simpatia dos fiéis, principalmente pela mansidão e exemplo de humildade.
Atual Bispo Diocesano de Campos, Dom Roberto Francisco Ferrerìa Paz, que está em um período de recesso, parabenizou o bispo emérito, a quem trabalhou incansavelmente para a unificação da Igreja Particular de Campos. “Nós queremos parabenizar o Dom Roberto Guimarães, ao mesmo tempo pedir orações. Ele é resistente, como um homem de Deus. Queremos que Deus continue cuidando de nosso querido Dom Roberto, para que ele seja uma memória viva, um testemunho justamente do lema que ele escolheu ‘Buscarei as minhas ovelhas’”, declarou Dom Ferrerìa. Dom Roberto foi exerceu o pastoreio durante um período difícil para a Diocese de Campos. Foi ele um dos principais responsáveis pela comunhão com a então União Sacerdotal, atualmente Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney. Em 2002 durante a Santa Missa, realizada na Catedral Diocesana de Campos, presidida pelo Cardeal Darío Castrillón Hoyos, foi selada a união.
O vigário-geral da Diocese de Campos, Monsenhor Leandro Diniz, divulgou um vídeo nas redes sociais, representando o atual Bispo Diocesano Dom Roberto Francisco, assim como os fiéis e o clero parabenizando o jubileu de prata de Dom Roberto Guimarães. “A nossa Diocese de Campos se alegra pelos 25 anos de vida episcopal pelo nosso bispo emérito. É um momento de gratidão, de engraçamento por todas as dádivas que Deus realiza na vida de nosso bispo emérito. Ele sempre incentivou aos sacerdotes para que exerçam seu ministério fiel, fecundo, feliz e frutuoso. Nós temos a certeza de que hoje estamos agradecendo a Deus por todas essas alegrias. E temos a certeza de que o ministério sacerdotal e episcopal de Dom Roberto Guimarães, sempre foi fiel, fecundo e frutuoso”, afirmou Monsenhor Leandro.
Ao longo do dia várias paróquias e sacerdotes parabenizaram o Dom Roberto pelo jubileu de prata. “Muitas foram as Santas Missas, as Crismas, o amor pelas vocações expresso nos 49 sacerdotes por ele ordenados e um testemunho que ficou e permanece de um verdadeiro pastor ‘com cheiro de ovelhas’. Hoje, debilitado pela enfermidade, mas sempre lúcido e sereno, queremos como filhos, prestar ao nosso eterno pastor, nossa homenagem de amor e gratidão pela sua vida doada em amor à nossa Diocese e rogar ao Cristo Sumo e Eterno Sacerdote, a Virgem Imaculada e ao glorioso São José que o guardem e protejam sempre”, publicou a Paróquia Senhor Bom Jesus, na cidade de Bom Jesus do Itabapoana, que tem como pároco o Pe. Rodrigo Melo.
A Paróquia Santa Helena, em Campos, também realizou uma postagem pedindo bênção e saúde para o bispo emérito. “O aniversário é seu, mas o maior presente para nós é perceber quanta graça de Deus existe no senhor e que sempre demonstra através das suas Palavras, dos seus gestos de carinho, dos seus conselhos, desse seu jeitinho meigo de ser, um anjo para nossos olhos e claro, receber o presente mais sublime, o próprio Cristo, por suas mãos Ungidas, que enche nossa vida do Espírito Santo de Deus e gratidão”, declarou à publicação.
Por meio das redes sociais o Pe. Walas Maciel. Pároco de São Benedito, no Centro de Campos, parabenizou Dom Roberto, mas também pediu aos fiéis orações pela recuperação da saúde, do bispo emérito, que voltou a ser internado na última terça-feira (05/01), após apresentar um quadro de pneumonia e infecção bacteriana. “Exemplo de amor e fé a Cristo e à Igreja. Que Deus o abençoe em seus 25 anos de Ordenação Episcopal. Que nosso amado pastor seja recompensado por seu pastoreiro que com tanta dedicação muito fez florescer tantas vocações e frutos em nossa Diocese de Campos”, publicou Pe. Walas.
No último dia 1 de janeiro, o bispo emérito completou 85 anos de vida, a data foi registrada por meio de postagens nas redes sociais, a Irmã Maria Rosa, do Instituto Nossa Senhora do Bom Conselho, que acompanha o Bispo há 20 anos, e atualmente é responsável por todos os cuidados médicos.
História Dom Roberto – Em 1950 iniciou seus estudos eclesiásticos no Seminário Arquidiocesano. São José de Niterói. Terminando o Seminário Menor estudou Filosofia no Seminário Arquidiocesano São José, na cidade de Mariana, em Minas Gerais, concluindo também Teologia. Em 1961 ordenou-se sacerdote na Catedral Basílica Menor do Santíssimo Salvador, no Centro de Campos.
Foi professor de Seminário da Basílica Menor de Maria Imaculada, em Varre-Sai, Vigário Paroquial em Natividade (1964), em São Fidélis (1965 a 1967) – sendo professor do Ginásio Fidelense – e de Lage de Muriaé (1967- 1968), Pároco em São Benedito, Itaperuna (1968 – 1973) e em São José do Avahy também em Itaperuna (1973 – 1995).
Em 1981 ficou encarregado do Seminário do Seminário Diocesano de Maria Imaculada, coordenador da Pastoral Vocacional, de Catequese e Dir. Diocesano da Educação Religiosa da Rede Estadual. E ainda integrou o conselho Presbiterial. Foi nomeado vigário geral da diocese de Campos em 1994 e por sua santidade o Papa João Paulo II Bispo Diocesano de Campos em 1995. Sua renúncia ao Governo Diocesano foi aceita em 08 de junho de 2011, pelo Papa Emérito Bento XVI. Tornou-se Bispo Emérito de Campos no dia 30 de julho de 2011.
Dom Roberto Gomes Guimarães, permanece internado após uma pneumonia e infecção bacteriana.
Da redação da Rádio Natividade