Bispo emérito, D. Roberto Guimarães volta a ser internado

O bispo emérito da Diocese de Campos e por muitos anos pároco da Matriz São José do Avahy em Itaperuna e também com passagem por Natividade ainda década de 60, onde foi vigário paroquial – ao lado do saudoso Monsenhor José Moacir Pessanha – Dom Roberto Gomes Guimaraes, voltou ser internado nesta terça-feira (05) em um hospital particular de Campos, para tratamento de quadro de pneumonia e infecção bacteriana.

A informação foi confirmada através de nota pelo Monsenhor Leandro Diniz, vigário-geral da diocese, que pediu orações pelo religioso, que completou 85 anos. D. Roberto, está com a saúde debilitada desde que sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC), em fevereiro de 2020.

Biografia:

D. Roberto nasceu em Campos em 1936. Em 1950 iniciou seus estudos eclesiáticos no Seminário Arquiocesano. São José de Niterói. Terminando o Seminário Menor estudou Filosofia no Seminário Arquiocesano São José, Mariana , Minas Gerais, concluindo também Teologia. Em 1961 ordenou-se sacerdote na Catedral Basílica Menor do Santíssimo Salvador.

Foi professor de Seminário da Basilica Menor de Maria Imaculada em Varre-Sai, Vigário Paroquial em Natividade (1964), em São Fidélis (1965 a 1967) – sendo professor do Ginásio Fidelense – e de Lage de Muriaé (1967- 1968), Pároco em São Benedito, Itaperuna (1968 – 1973) e em São José do Avahy também em Itaperuna (1973 – 1995).

Em 1981 ficou encarregado do Seminário do Seminário Diocesano de Maria Imaculada, coordenador da Pastoral Vocacional, de Catequese e Dir. Diocesano da Educação Religiosa da Rede Estadual. E ainda integrou o conselho Presbiterial. Foi nomeado vigário geral da diocese de Campos em 1994 e por sua santidade o Papa João Paulo II Bispo Diocesano de Campos em 1995.

A Sagração Episcopal e a posse se deram em 7 de janeiro de 1996, festa da Epifania do Senhor, na Catedral – Basílica Menor do Santíssimo Salvador. Tornou-se Bispo Emérito de Campos no dia 30 de julho de 2011.

Da redação da Rádio Natividade