Conforme o Jornal Noroeste Agora já havia mostrado em sua edição anterior, 59 candidatos e candidatas, deverão disputar a próxima eleição de 15 de novembro em busca de uma das 13 cadeiras de chefe do poder executivo nas cidades que formam o Noroeste Fluminense.
Continua depois da publicidade
O curioso e que da mesma forma que as mulheres (elas são apenas oito, diante do cenário predominantemente masculino), os jovens também parecem não muito interessados em colocar seus nomes ao escrutínio popular quando o tema é a chapa majoritária. De acordo com levantamento junto ao sistema de divulgação de candidaturas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a média de idade entre os postulantes bate a casa dos 52 anos. A liderança no quesito maior idade de candidatos pertence à Varre-Sai, que com três postulantes, tem faixa média de 64 anos.
O atual prefeito da capital estadual do café e concorrente à reeleição (candidatura indeferida com recurso), o médico Silvestre Gorini (PP) com seus 88 é o mais longevo concorrente entre todos. Por outro lado, Italva, cujos eleitores terão cinco opções de escolha, figura entre o mais jovem quadro de prefeitáveis, com média de 46 anos. Entretanto, de maneira isolada, Saulo Azevedo (PSOL) , que disputa o pleito por Itaperuna, nascido em 13/11/1995, ou seja, com 24 anos e mais novo da Região.
Veja a média de idade dos candidatos (as) em cada município: