Moradora de Porciúncula que atestou positivo para o covid é servidor do Hospital São do Avaí, que nega que a infecção tenha ocorrido na unidade

O Hospital São José do Avaí, confirmou através de nota no final da tarde desta segunda-feira (30), que fato, trata-se de uma de suas funcionárias, a moradora de Porciúncula, que atestou positivo para o coronavírus. Contudo, sustentou que a colaboradora não foi infectada no interior da unidade, que no último dia 26 realizou a coleta de material e enviou para a análise em um laboratório particular, que hoje, informou o resultado.

No documento, o médico infectologista Rodrigo Costa Carneiro, garante que também não houve a confirmação de infecção em nenhum dos pacientes internado e que exames realizados por outros servidores, deram negativo. A nota foi uma reação à declaração do prefeito de Porciúncula, Léo Coutinho que afirmou em pronunciamento que o contágio “provavelmente tenha ocorrido na cidade de Itaperuna”. A secretária de Saúde de Itaperuna, Nadine Polido, também refutou a afirmação do prefeito.

Leia a íntegra da nota:

“Informamos que um de nossos colaboradores testou positivo para infecção por Coronavirus (COVID-19) em exame realizado no dia 26/03/2020 e resultado recebido no dia 30/03/2020. O colaborador  foi avaliado pelo SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) e não houve indicação de internação. Por se tratar até então de caso suspeito, foi feita a coleta do material para exame e orientamos o colaborador a permanecer em isolamento domiciliar. Não tivemos nenhum caso confirmado de infecção por Coronavírus nos pacientes internados, o que reforça a hipótese de que a infecção não ocorreu nas dependências do HSJA. Por fim, vários outros exames foram feitos em colaboradores e todos eles testaram negativo”.

Da redação da Rádio Natividade

Confirmado em Porciúncula o primeiro caso de coronavírus da Região Noroeste Fluminense