Um espetáculo de mexer com os sentidos. Onde os olhos alcançam os morros de Varre-Sai, a capital do café no Noroeste Fluminense, o que se vê é uma cobertura branca que inicialmente pode ser confundida com neve. É a florada de café que enfeita o município, o maior produtor de café do Estado do Rio de Janeiro, com suas flores brancas e serve para nortear a produção do próximo ano, indicando se terá ou não uma boa colheita.
Logo na entrada da cidade, pela RJ-214 no sentido Natividade/Varre-Sai a paisagem é de encher os olhos e o cheiro doce completa a sensação agradável de contemplar a beleza da florada.
“A florada do café é o primeiro sinal de uma boa safra. Quando temos uma boa florada, teremos uma safra significante”, lembrou o prefeito de Varre-Sai, Silvestre José Gorini.
O técnico do Ministério da Agricultura e presidente da Cooperativa de Café do Norte Fluminense (Coopercanol), José Ferreira Pinto, lembrou que a florada esse ano foi prejudicada pela seca que atingiu o município, mas espera que a produção não seja prejudicada.
“Já tivemos a florada prejudicada pela falta de chuva, esperamos agora que não haja queda na produtividade”, afirmou o técnico do Ministério da Agricultura.
Geralmente acontecem de 2 a 3 floradas de café por ano. Sendo a desse período a mais importante. Mas para apreciar a beleza da florada é preciso ficar atento, pois a duração é curta, de no máximo três dias.
Da redação com informações do Decom/Silaine Terra – Fotos: Elcinei Borges